Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fã desmaia durante show de Paul McCartney e filho que estava no estádio só descobre depois

O incidente na pista gerou preocupação do ex-Beatle, que paralisou o concerto durante o atendimento ao belo-horizontino


1701716262980395.JPG

O acidente causou a preocupação de Paul McCartney, mas o próprio filho da vítima só ficou sabendo ao final do show

Reprodução redes sociais

O jovem Vinícius Viana, de 20 anos, tomou um grande susto após o show de Paul McCartney, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Seu pai, Marcelo Viana, de 53 anos, passou mal e caiu no chão durante a apresentação. O incidente na pista premium gerou preocupação do ex-Beatle, que paralisou o concerto durante o atendimento do fã. No entanto, o filho só ficou sabendo que a vítima era seu pai ao final do evento.

Pai e filho estavam separados durante o primeiro show de Paul McCartney no estádio do Atlético, no bairro California, em BH. Natural de BH, Marcelo Viana foi com um amigo de pista premium, enquanto Vinícius estava na arquibancada. Esse é o quarto show de McCartney no Brasil em que os dois vão juntos. Mas o episódio que aconteceu na noite deste domingo (3) foi inédito.

Em entrevista à Itatiaia, Vinícius conta que só percebeu que uma pessoa estava passando mal na pista quando o incidente atraiu a atenção de Paul McCartney, que paralisou o show por alguns segundos. No entanto, ele não imaginava que se tratava do seu próprio pai. A distância física entre os dois era muito grande.

“Foi um choque pra mim, eu não acreditei. Tava na cadeira, encontrei eles depois (do show), e só acreditei (que era meu pai) por causa do vídeo”, disse Vinicius Viana.

O jovem só ficou sabendo que a vítima do incidente era seu pai ao encontra-lo na saída do show. Ele só acreditou na notícia após asssisitr o vídeo, registrado pelo amigo do seu pai, que mostra Marcelo deitado no chão sendo socorrido pelos bombeiros. "É, Marcelão, até o Paul (McCartney) parou o show para você", diz o amigo no vídeo.

Nesta segunda-feira (4), Vinícius publicou no X (ex-Twitter) o vídeo que mostra seu pai no chão e Paul McCartney com a mão na cabeça, mostrando preocupação com o ocorrido. O post atingiu mais de 458 mil visualizações no mesmo dia.

Fortes emoções

Vinícius conta que o pai chegou cedo na Arena MRV e havia tomado dois medicamentos antes do show para tratar uma dor na coluna. Marcelo ficou perto da grade que separa a pista do palco para ver McCartney bem de perto. Segundo o filho, o ambiente estava quente e abafado, o que acabou influenciando na queda de pressão.

O show ainda teve um atraso de cerca de 1h30, o que contribuiu para o desgate e o cansaço da vítima.

Marcelo Viana desabou na pista e foi socorrido, rapidamente, pelo Corpo de Bombeiros no local. As pessoas que estavam em torno do incidente abriram passagem para os profissionais do resgate, deixando o ar circular em torno da vítima. O movimento acabou atraindo os olhares de Paul McCartney.

De acordo com relatos, o ex-Beatle colocou a mão na frente do rosto para tapar a luz e entender o que estava acontecendo. Quando enxergou o homem no chão e o resgate em andamento, o artista colocou a mão na cabeça e perguntou se tinha alguém ferido.

Naquele momento, Marcelo ainda estava deitado, mas estava consciente e conseguiu sinalizar - junto com os socorristas e as pessoas ao lado - que estava tudo bem, que se tratava apenas de uma queda de pressão. Ele foi levado pelos bombeiros para uma cadeira ao lado da pista, com boa visão do palco, enquanto tomava água e se recuperava do incidente.

O show continuou normalmente após alguns segundos de paralisação, entre músicas, para o atendimento. Mas, apesar do susto, esses momentos nunca vai sair da cabeça do pai e do filho, que compartilham a paixão pelos Beatles.

“Definitivamente, é um momento que vai ficar marcado por muito tempo”, disse Vinicius. “A gente ficou muito feliz com esse carinho, com essa preocupação de uma pessoa tão importante, que é o Paul McCartiney”.

McCartney x Swift

O filho de Marcelo comparou o acidente do pai com a morte de uma fã durante o show de Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro de 2023. Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória devido ao calor, insolação e desidratação.

Taylor Swift não falou abertamente sobre o acidente em sua turnê pelo Brasil. No entanto, convidou os familiares da fã para acompanhar seu show em São Paulo, uma semana após o falecimento da filha, que era do Mato Grosso. Foto do encontro foi compartilhada nas redes sociais, mas a falta de um posicionamento da artista causou polêmica entre os fãs.

“O que mais me surpreendeu foi a atitude do Paul. Tiveram outros show internacionais aqui no Brasil, a exemplo da Taylor Swift, que aconteceram vários problemas. E meu pai disse que estavam distribuindo até água de graça (no show do Paul McCartney) para quem estava na grade, em uma atitude de preocupação, de atenção a esse problema recorrente”, afirmou Vinícius Viana.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) obrigou a distribuição gratuita de água durante eventos em dias quentes em Belo Horizonte para cumprir uma norma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A empresa Bonus Track, que produz os shows de McCartney no Brasil, atendeu a recomendação no show de ontem (3).

O filho conta que nunca havia presenciado uma situação como essa envolvendo o pai.

“Por mais que meu pai tenha esse problema de saúde (dor de coluna), ele sempre foi muito saudável e me surpreendeu muito esse episódio, porque eu nunca presenciei um desmaio do meu pai em lugar nenhum. Nunca teria imaginado que ele tivesse participado desse episódio”, disse.

Vinicius afirma que o pai foi bem atendido pela equipe dos bombeiros e que o incidente não causou maiores consequências. Marcelo curtiu o show e, inclusive, está trabalhando normalmente nesta segunda-feira (4).

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai e produção de vídeos para a Labe Tecnologia. Hoje, é repórter multimída da Itatiaia na área de Tendências Digitais.
Leia mais