Os Racionais MC’s, grupo de rap formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, receberão o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Todos os quatro integrantes do grupo serão contemplados pela honraria. A outorga foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição nesta terça-feira (28).
Com a aprovação da concessão da honraria, os integrantes do Racionais MC’s se tornam os primeiros intelectuais pretos e periféricos a receberem o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp e também os primeiros músicos contemplados.
O processo para a concessão da distinção para o grupo de rap liderado por Mano Brown se deu após reivindicação de alunos da Unicamp por posicionamentos mais contundentes da universidade em relação a casos de racismo. Também é uma decisão que tem relação “com uma série de mudanças sociais importantes das quais a Unicamp faz parte desde meados dos anos 2010”, como a promoção de ações afirmativas para estudantes.
Segundo Mário Medeiros, presidente da comissão de especialistas formada para analisar a concessão do título ao grupo, a aprovação da honraria se deu porque os Racionais “dialogam e lutam com o pensamento social brasileiro, confrontam o racismo e as violências sociais que nos constituem enquanto sociedade, incitando a atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas”.
O que é um título de Doutor Honoris Causa?
O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por uma instituição de ensino superior a um indivíduo de destaque em determinada área de atuação. A expressão vem do latim “por causa de honra” e é uma das mais altas honrarias que uma pessoa pode receber.
Essa é a distinção máxima que está prevista no estatuto da Unicamp. Segundo a instituição, o título de Doutor Honoris Causa “é concedido a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes e/ou que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade”.
* Sob supervisão de Felippe Drummond