Ouvindo...

Lolita Rodrigues esteve na primeira transmissão de TV no Brasil; relembre

A artista morreu na madrugada deste domingo (5), aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba

Lolita Rodrigues na inauguração da TV Tupi, em 1950

O Brasil perdeu neste domingo (5), uma das pioneiras da televisão brasileira: Lolita Rodrigues, aos 94 anos. A atriz esteve na primeira transmissão de TV no país, na Tupi, em 18 de setembro de 1950, ao lado de Mazzaropi, Lima Duarte, Lia de Aguiar, Hebe Camargo, Vadeco, Ivon Cury e Wilma Bentivegna, Baltazar e a orquestra de George Henri.

Na época, o fundador Assis Chateaubriand instalou 200 aparelhos por São Paulo e foi exibido um show ao vivo, considerado o primeiro programa da televisão brasileira, chamado de “TV na Taba”. Nele, Lolita substituiu a amiga Hebe Camargo e cantou o hino da TV brasileira.

Lolita Rodrigues (1929-2023)

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, conhecida como Lolita Rodrigues, morreu na madrugada deste domingo (5), aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Uma das pioneiras da televisão brasileira estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves com pneumonia e não resistiu. De acordo com a filha, Silvia Rodrigues, o corpo será cremado em uma cerimônia restrita à família ainda neste domingo.

A artista nasceu dia 10 de março de 1929 em Santos, no litoral de São Paulo. Ela começou a carreira aos 10 anos, participando de radionovelas na Rádio Record.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.