Ouvindo...

Beatles anunciam música inédita escrita por John Lennon

Novidade foi confirmada nesta quinta-feira (26) pela página oficial do grupo

Beatles revelam novidade

Os Beatles anunciaram, na manhã desta quinta-feira (26), que vão lançar uma música inédita escrita e cantada por John Lennon no próximo dia 2 de novembro. Trata-se de “Now And Then” - o lançamento ocorre quatro décadas depois da gravação da canção.

A música vem acompanhada de um videoclipe da banda britânica de rock. “‘Now And Then’ é a última música dos Beatles - escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e agora finalmente finalizada por Paul e Ringo mais de quatro décadas depois”, diz a publicação.

Além disso, no dia 1º de novembro, um documentário sobre a música será lançada no canal dos Beatles no YouTube. Conforme o anúncio, a produção audiovisual “conta a história por trás da última música dos Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de John, Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.”

Na quarta (25), o grupo deu indícios de que anunciaria uma novidade ao iniciar uma contagem regressiva com uma legenda que trazia apenas o site da banda. Os fãs que acessaram o site foram orientados a digitarem um endereço de e-mail e, pouco depois, receberam uma “contagem regressiva” com mais uma foto da enigmática fita cassete.

As últimas músicas inéditas dos Beatles, “Free As A Bird” e “Real Love”, foram lançadas entre 1995 e 1996 durante o projeto Anthology e foram muito bem recebidas pelo público. “Free As a Bird” foi premiada com o Grammy de Melhor Performance Pop por Dupla ou Grupo. As duas músicas foram produzidas por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr a partir de fitas cassetes que foram gravadas em 1977 por John Lennon, mas não foram lançadas. A fita cassete da publicação dos Beatles seria, inclusive, uma referência à origem da música.

As notícias sobre uma nova música dos Beatles, que deve se chamar “Now and Then”, surgiram após uma entrevista do baixista Paul McCartney, em que ele revelou que contou com a ajuda de uma inteligência artificial para produzir a “canção final” da banda. Após certa polêmica, ele e xplicou que a canção estava entre as demos deixadas por Lennon e lançadas pela banda nos anos 1990, mas que não foi lançada na época já que a gravação era de baixa qualidade e a tecnologia disponível não permitia uma limpeza do som. Agora, uma inteligência artificial foi capaz de reduzir os ruídos e deixar o som mais nítido.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.