Iniciado na última segunda-feira (23), o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte 2023 prossegue até o próximo domingo (29), com a promessa de muitos espetáculos. Ao todo, estão programadas para se apresentarem na 12ª edição do FAN-BH mais de 100 atrações como shows, espetáculos teatrais e de danças, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa, residência artística e exposições.
O Festival contará com a presença da Ministra Anielle Franco e terá três cortejos, partindo de vários pontos do centro da capital até o Parque Municipal. Realizado pela prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar o evento terá uma programação 100% gratuita.
Apesar de ainda não ter sido divulgada a programação completa, algumas atrações já chamam a atenção do público, como a roda de conversa aberta ao público com a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, com o tema “Futuros Desejáveis, Caminhos Possíveis: Reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica”. Anielle também vai participar de um bate-papo, apenas para convidados, com representantes de Quilombos Urbanos.
A iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Municipal de Cultural, terá como palco principal o Parque Municipal Américo Renê Giannetti, mas, visando descentralizar as atividades, o FAN-BH também ocupará outros espaços como o Viaduto das Artes, Barreiro, o CIne Santa Tereza e o Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo.