Os recentes e assustadores casos de crianças assassinadas em periferias do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, geralmente por balas consideradas perdidas durante ações da polícia contra o tráfico de drogas, levaram Zeca Pagodinho a lançar a sua primeira música neste ano de 2023.
‘Sorriso de Criança’ é uma composição do bamba Mauro Diniz, figurinha frequente ao lado da carreira de Zeca Pagodinho. A gravação conta com a participação do coral infantil criado e financiado por Zeca no bairro de Xerém, onde o sambista vive, município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Mauro Diniz teve a inspiração para o samba ao assistir à participação de Zeca Pagodinho na última edição do programa ‘Criança Esperança’, um símbolo da programação da Rede Globo, que, neste ano, teve a apresentação de Marcos Mion e contou com shows de Ludmilla, Chitãozinho & Xororó, Leo Santana, Ana Castela, Preta Gil, além do histórico encontro entre as apresentadoras loiras Xuxa, Angélica e Eliana.