Uma sessão de cinema com volume reduzido, ar-condicionado suave, temperatura amena, levemente iluminado, tapete e trocadores de fraldas. O CineMaterna nasceu como uma iniciativa para auxiliar mães de bebês de até 18 meses a aproveitarem momentos de lazer dos quais costumam ser privadas nessa época da vida. Acompanhantes também são bem-vindos às sessões.
A página da ONG no Instagram já conta com 115 mil seguidores e traz informações sobre as cidades em que as sessões acontecem e os filmes oferecidos, além de dicas e material dedicado especialmente a mulheres com bebês pequenos. As sessões também são seguidas de bate-papo em que as mães compartilham suas experiências, com direito a um bom café.
Para completar, existem estacionamentos específicos para abrigar os carrinhos dos bebês. Brinquedos sem luz e sem som são melhor indicados, caso o bebê esteja acostumado com uma distração para se acalmar. Nesta semana, Belo Horizonte está contemplada com uma sessão.
“Besouro Azul”, filme que traz Bruna Marquezine no elenco estrelado, terá sessão do CineMaterna nesta quarta (30), às 14h, no Cineart Boulevard (av. dos Andradas, 3.000). As dez primeiras mães que se apresentarem na bilheteria, meia hora antes do início do filme, serão contempladas com ingressos distribuídos por coordenadoras da CineMaterna, que se apresentarão de camisa rosa.
Quando as cortesias se esgotarem, os ingressos podem ser comprados normalmente na bilheteria do cinema, tanto por acompanhantes quanto pelas demais mães. Os ingressos custam entre R$19 (meia) e R$34 (inteira).