Ouvindo...

Morre renomada atriz de ‘Rainha da Sucata’ e ‘Cobras e Lagartos’

Atriz, que era conhecida como ‘musa’ da Globo, estava internada desde o dia 24 de julho

Maria Helena Dias atuou pela última vez em 2007

A atriz Maria Helena Dias, que coleciona novelas de sucesso na TV Globo, morreu aos 91 anos no início desta semana, informaram o portal “Memória Teledramatúrgica” e o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV) nessa sexta-feira (4). A artista, que era “musa” da emissora, estava internada desde o dia 24 de julho após sentir-se mal, e veio a falecer na terça (1º).

De toda a sua extensa carreira, Maria Helena Dias tem como destaque a personagem Carmen, esposa de Rubão (Ivan Cândido), na novela “Elas Por Elas”, que depois se apaixona pelo cunhado vivido por Reginaldo Faria. A trama, inclusive, está disponível no Globoplay.

Ela também coleciona papéis em novelas de sucesso como “Tieta” (1996-1997),"Água Viva” (1980), “Rainha da Sucata” (1990), “Cara e Coroa” (1995-1996) e “Anjo de mim” (1996-1997). Seu mais recente personagem em novelas foi em “Cobras e Lagartos” (2006), onde fez apenas uma passagem. No ano seguinte, ela participou de um episódio da série Carga Pesada.

Após o papel, a atriz não trabalhou mais no meio artístico. Ela morava no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.

História

A atriz, que tem passagens pela Record, Globo e as extintas Manchete e Tupi, nasceu em 13 de setembro de 1934 em São Paulo. Em entrevista ao jornal O Globo em 1981, ela contou que foi “uma espécie de ovelha negra” para a família no início da carreira, que começou após ela voltar de uma viagem aos Estados Unidos (EUA).

“Para o pessoal de teatro e TV, sou muito equilibrada. E é natureza! São polos bem diversos, opostos. Sou de família tradicional paulista, quatrocentona, em que minha mãe foi um caso à parte. Sempre me ajudou a decorar meus textos e me deu total apoio. Até hoje, é ela que recorro quando preciso”, disse à época.

Maria se casou duas vezes e não tinha filhos. Ao O Globo, ela contou que não conseguiria se “dividir em profissional, mãe e dona de casa”, mas que admirava as pessoas que conseguiam.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.