Ouvindo...

De amante ‘perversa’ à rainha: Camila faz aniversário nesta segunda

A atual rainha da Inglaterra tem um passado repletos de polêmicas envolvendo seu relacionamento com o rei Charles III

Camilla, rainha da Grã Bretanha, faz aniversário nesta segunda-feira

A rainha do Reino Unido, Camilla Parker Bowles, completa 76 anos nesta segunda-feira (17). Apesar das polêmicas por ter sido amante do Rei Charles III enquanto ele era casado com princesa Diana, a rainha se casou oficialmente com o rei em 2005. Na época, ela ganhou o título de Duquesa da Cornualha, que utilizou até 2022.

Camilla foi considerada por muito tempo a mulher mais odiada da grã-bretanha, mas, hoje, tem recebido mais apoio da população local e mundial. Confira momentos que tornaram a imagem da atual rainha da Inglaterra tão indigesta para o público.

Diana confronta Camilla

Entre 1992 e 1992, a então princesa Diana relatou em uma série de gravações de áudio detalhes sobre o seu relacionamento com Charles III. No entanto, um áudio em específico deu tom sobre como o mundo perceberia Camilla. Na gravação, Lady Di relembra sobre o dia e sobre o que ouviu quando confrontou a atual rainha da Inglaterra sobre o seu caso com Charles III. A resposta de Camilla teria sido: “Você tem tudo que você sempre quis. Todos os homens do mundo se apaixonam por você. Você tem dois filhos lindos. O que mais você quer?”, teria dito a rainha à Diana. A princesa teria respondido, “o meu marido”.

Camilagate

Em 1989, uma gravação de uma conversa íntima entre Charles III e Camilla vazou e deu início ao “Camilagate” ou “Tampongate” - nome dado em referência ao escândalo americano “Watergate” que fez o presidente Richard Nixon renunciar ao cargo.

No áudio vazado para imprensa, Charles III desabafava sobre uma situação delicada e diz que precisava ser ‘tateada’. Logo depois, Camilla brincou, “Você é incrivelmente bom em ir tateando o seu caminho” aproveitando o duplo sentido da expressão que o rei havia usado.

Em seguida, a conversa tomou rumos mais íntimos e, em um momento, o rei começou a imaginar formas em que poderia estar mais próximo de Camila e diz: “Oh, Deus. Eu vou viver dentro das suas calças ou algo assim. Seria muito mais fácil”. A rainha responde de forma irônica e pergunta se ele viraria uma calcinha. O monarca então respondeu: “Deus me livre, um Tampax [marca de absorvente interno], pela minha sorte! Seria uma sorte ser jogado em um vaso sanitário e continuar girando para sempre no topo, nunca descendo [pela descarga]”, disse.

Na época, Charles III ainda estava casado com Diana - os dois se separaram oficialmente em 1996, e foi um dos maiores escândalos da família real. Depois da divulgação dos áudios, Camilla sofreu fortes ataques da imprensa que a chamavam de “dedicada bolsa velha de Charles”. A repercussão foi tão grave que levou as autoridades britânicas a duvidar que algum dia Chales estivesse apto para assumir o trono.

Apesar de tantos altos e baixos, Camilla e Charles III prosperaram e, hoje, a rainha da Inglaterra tem se dedicado a levantar fundos para a luta contra a osteoporose, além de ter projetos para o combate ao abuso sexual e para a alfabetização.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento