Thaila Ayala e Renato Góes celebraram os três meses da filha caçula Tereza, com uma publicação no Instagram. Não é pra menos. A bebezinha foi diagnosticada, ainda no útero, com uma Comunicação Interventricular (CIV) e precisou passar por uma cirurgia cardíaca recentemente.
Na ocasião, a atriz contou, por meio da rede social, que ficou muito nervosa na sala de espera do hospital, enquanto aguardava notícias do procedimento.
“Aqui faltam palavras para conseguir descrever o que são essas horas. Até o telefonema ‘ela está bem, deu tudo certo’! E aí também me falta vocabulário para tentar explicar o que é esse sentimento. O tamanho da gratidão é maior do que nós mesmos! É bonito demais, gostaria de viver para sempre com esse tamanho de gratidão no peito. Porque é tão maior que qualquer coisa e tudo junto, que a vida seria completamente diferente. Seguirei tentando! Obrigada Deus!”
O QUE É A CIV?
A CIV - Comunicação Interventricular - é uma cardiopatia congênita que se caracteriza por uma abertura ou orifício na parede (septo) que divide os ventrículos (câmaras que bombeiam o sangue) direito e esquerdo, permitindo a passagem do sangue de uma câmara a outra, quando este fluxo não deveria existir.
No caso da maioria dos bebês com CIVs pequenas, não é necessário tratamento, pois o orifício costuma fechar sozinho. Não há medicamentos ou tratamentos que diminuam o tamanho do orifício ou que apressem seu fechamento. Se a CIV for grande, precisa ser fechada com uma intervenção médica, para evitar complicações.
Thaila Ayala e Renato Góes ainda são pais de Francisco, de 1 ano e meio.