Um filme conta a história do notório físico que desenvolveu a bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, o outro a
Assim que as datas das estreias foram anunciadas, muitos fãs das produções acreditavam que um dos filmes deveria mudar o dia de lançamento. Isso porque poderiam competir entre si na bilheteria de estreia. Aspecto que dificultaria a quebra de recordes. Mas, pouco tempo depois, a coincidência na data de lançamento deu espaço a uma repercussão enorme e a uma enxurrada de posts nas redes sociais: os internautas tinham criado o Barbenheimer.
O que antes poderia ser uma disputa por bilheterias, virou uma união entre os fãs das duas atrações que, agora, alegam que irão assistir os dois filmes no dia da estreia.
O fenômeno tem sido apoiado pelo elenco e pelos diretores dos longas. Em entrevista ao portal IGN, o diretor de “Oppenheimer”, Christopher Nolan, afirmou que vê a repercussão como algo positivo. “Os cinemas no verão, em um mercado saudável, estão sempre lotados, e estamos fazendo isso há muito tempo”, explicou.
Já
Do outro lado do Barbenheimer, Margot Robbie, atriz que interpreta Barbie, e Greta Gerwig, diretora do longa, fizeram questão de demonstrar apoio à estreia de “Oppenheimer”. Nas redes sociais, a dupla postou uma foto em frente ao cartaz do longa de Nolan ostentando os ingressos para o filme.
Em um vídeo viral, Robbie aparece assinando uma camisa do Barbenheimer, no qual metade era dedicado para
Com a data de estreia dos filmes se aproximando, o fenômeno vem saindo das redes sociais e refletindo nas bilheterias dos Estados Unidos. De acordo com a rede americana de cinemas, AMC, mais de 20 mil pessoas já compraram os ingressos para os filmes no mesmo dia. “O fato de mais de 20 mil espectadores já terem feito planos e comprado ingressos para ver Barbie e Oppenheimer no mesmo dia, é um ótimo sinal de que o crescente lobby digital para que as pessoas assistam esses dois filmes incríveis, está se transformando em vendas de ingressos”, explicou Elizabeth Frank, vice-presidente executiva da AMC Theatres, em entrevista ao The Hollywood Reporter.