A atriz Guta Stresser, a eterna Bebel da série “A Grande Família”, está passando por dificuldades financeiras e perdeu a casa onde morava por não conseguir pagar as parcelas do financiamento do imóvel. A artista demitida da Globo em 2015 está desempregada e possui esclerose múltipla - uma doença autoimune que destrói os nervos.
Desde saiu da emissora, Guta não tem contrato com nenhuma outra empresa e está sem reservas financeiras. Atualmente, ela tem tentado reverter o leilão que vendeu sua casa no bairro Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“Compraram minha casa no leilão. Desde que eu fiquei sem contrato com a Globo, não consegui mudar o meu financiamento. Estou tentando invalidar o leilão. Corro risco de sair daqui sem nada do que eu paguei. O banco não quer saber se tenho esclerose múltipla e se estou sem emprego”, contou ao jornal O Globo.
Para Guta, o dinheiro gasto com tratamentos para engravidar também foi um agravante para falência. “Talvez a minha situação financeira, hoje em dia, seria um reflexo do tanto de tratamento que eu fiz para engravidar. Tentei várias vezes, mas não deu certo, e você não recebe o seu dinheiro de volta”, ponderou.
Esclerose Múltipla
Além de Guta, outras atrizes brasileiras lidam com as complicações causadas pela esclerose múltipla. A humorista Cláudia Rodrigues e a atriz Ana Beatriz Nogueira também possuem a doença.
“A esclerose múltipla é um tipo de doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, tanto o cérebro quanto a medula espinhal. Nessa doença, o sistema imune ataca poções de células do próprio corpo”, explica o neurocirurgião Felipe Mendes, que atua nos hospitais Felício Rocho e João XXIII em entrevista à Itatiaia.
O médico também explicou que na doença o sistema imunológico ataca a bainha de mielina o que compromete a comunicação entre os comandos que saem do cérebro e que vão para o resto do corpo.
(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)