Ouvindo...

Teatro secular congelado no tempo impressiona por itens raros ainda intactos

Espaço foi clicado por exploradores, que se depararam com uma máquina de cigarros e impressionantes salas secretas

Escadaria leva convidados para salas secretas

Um teatro inglês ainda permanece com itens intactos após mais de um século. Dentro dele é possível encontrar uma máquina de cigarros, uma ampla escadaria, além de assentos antigos e impressionantes salas escondidas. O “Theatre Royal” fica em Halifax, em West Yorkshire, na Inglaterra, e foi inaugurado em 1905. O local abrigou ainda um teatro anterior entre 1790 e 1904.

Ele abrigaria no final do século um cinema, um bingo e, posteriormente, uma boate. Porém fechou as portas nos anos 2000. Uma página de exploradores urbanos chamada “Reino Unido Urbex” é quem divulgou as fotos do icônico espaço secular de entretenimento.

O local está totalmente abandonado, coberto de poeira e teias de aranha. No meio dos móveis, é possível ver uma velha máquina de cigarros com um slot para moedas.

Além do magnífico palco, que carrega características originais e únicas da época, como azulejos, iluminação e decoração, o espaço possui várias salas escondidas que podem ser acessadas por meio das escadas.

Conforme o The Mirror, “acreditava-se que o auditório de 1.900 lugares estava distribuído em quatro níveis quando foi construído, mas foi transformado em um cinema de dois andares com 2.200 lugares quando foi reformado em 1937”.

No final da década de 1960, o cinema fechou e o prédio virou bingo. Já em 1999, o teatro de 1.058 metros quadrados se transformou em um café temático de entretenimento chamado La Mania, posteriormente adaptado para se tornar a boate Club Platinum, com grande parte do interior sendo perdido neste momento.

A mudança mais recente foi quando ele virou o “Teatro Noturno”, que fechou em 2007. Desde então, ele segue vazio. Porém, em 2022, uma empresa pediu permissão para transformá-lo em um hotel econômico, o que não ocorreu ainda.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.