Ouvindo...

Submarino do Titanic: capitão entrou para lista de inventores mortos em suas criações; veja lista

Confira alguns dos cientistas que morreram devido a suas invenções

No livro “Frankenstein” a autora Mary Shelley conta a história de um jovem cientista que fica horrorizado e morre assassinado por uma criatura produziu em seu laboratório. Nesta quinta-feira (22), o CEO da OceanGate, Stockton Rush morreu com outras quatro pessoas no Submarino Titan projetado e fabricado por ele.

Rush e os outros tripulantes morreram de forma instantânea quando uma falha nos materiais do submarino causaram uma “implosão catastrófica”. Ao falecer dentro de sua invenção o cientista passou a fazer parte da seleta lista de inventores que morreram para suas próprias criações. Confira a lista:

O construtor do Titanic, Thomas Andrews

O destino do criador do navio Titanic também foi trágico. Thomas Andrews, morreu aos 34 anos no naufrágio da embarcação.

Andrews era considerado um construtor de navios genial e teve duas considerações importantes sobre Titanic ignoradas durante a construção da embarcação. Na época, ele recomendou que 46 botes salva-vidas fossem colocados no navio, no entanto, a embarcação desembarcou com apenas 20 botes, o que fez com que a quantidade fosse insuficiente para os tripulantes.

Outro detalhe que Andrews recomendou, era que o navio tivesse um casco duplo, o que poderia ter evitado a perfuração quando a embarcação colidiu com um iceberg.

Franz Reichelt

O alfaiate de austro-hungáro, Franz Reichelt, tentou inventar um paraquedas vestível. Na época, Reichelt queria evitar fatalidades que aconteciam no início da aviação ao incorporar os paraquedas nas roupas dos aviadores.

Em fevereiro de 1912, o inventor informou a imprensa francesa que iria testar seu traje ao pular da Torre Eiffel. Na ocasião, o paraquedas de Reichelt enrolou no corpo dele assim que pulou do monumento francês o que ocasionou em sua morte.

Alexander Bogdanov

O filosofo e psiquiatra polonês, Alexander Bogdanov, acreditava que humanos poderiam aumentar o tempo de vida a partir de transfusões de sangue. Durante os anos de 1920, o cientista se submeteu a inúmeras transfusões sanguíneas.

No entanto, o experimento deu errado quando ele injetou em si sangue de um estudante que estava com malária e tuberculose. Bogdanov morreu aos 54 anos.

Mike Hughes

O construtor de foguetes Mike Hughes, era um grande defensor da Teoria da Terra Plana e passou anos construindo um dispositivo que refutasse a ciência.

Em 2020, Hughes e seu colaborador, Waldo Stakes, lançaram o foguete desenvolvido por eles. No entanto, o inventor morreu durante a experiência porque os paraquedas do foguete se abriram antes do planejado e se soltaram da nave.

Após a morte de Hughes, o assessor de imprensa do experimento explicou que o inventor não acreditava que a terra era plana e que ele fazia esse tipo de declaração apenas por marketing.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais