Ouvindo...

Dia Mundial do Orgulho Autista: conheça famosos que possuem TEA

Transtorno do Espectro Autista (TEA): entenda o que é a condição e conheça famosos já falaram do diagnóstico

O dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado neste domingo (18) e a data é considerada por muitos especialistas um avanço na luta contra estigmatização de pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para ajudar na conscientização sobre a condição, a Itatiaia relembra alguns famosos diagnosticados com o transtorno e que já falaram publicamente sobre o assunto.

Para Daniel Andrade, psicólogo especializado em crianças e adolescentes com TEA, o dia é importante para que a população em geral entenda melhor as descobertas e as evoluções acerca do transtorno. Segundo o profissional, o autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na interação social e na comunicação, que possui sintomas variados de acordo com cada paciente.

“O autismo é um espectro só, mas os casos são diferenciados hoje em dia, em 3 níveis de suporte. Nível 1: que também é conhecido como ‘leve’, que é quando a pessoa precisa de pouco ou nenhum suporte; nível 2: conhecido como ‘moderado’, a pessoa precisa de suporte em algumas questões específicas, possui mais atrasos no desenvolvimento; e nível 3: que também é conhecido como ‘grave’ e a pessoa possui mais dificuldades em todos os aspectos que envolvem o autismo”, explica Daniel. Confira algumas celebridades que já falaram abertamente sobre o autismo.

Greta Thunberg

A ativista ambiental foi diagnosticada com Síndrome de Asperger aos 12 anos e fala abertamente sobre a condição. “O autismo não é uma doença. Não é algo que você ‘tem’. Definitivamente, não é ‘causado’ por nada como vacina ou dieta. Significa simplesmente que você é um pouco diferente de todas as outras pessoas”, afirmou a sueca em 2021 em suas redes sociais.

Greta também usa sua visibilidade para alertar sobre a importância do diagnóstico. “Hoje, muitos (especialmente meninas) permanecem sem diagnóstico. Muitas vezes, as razões para isso são falta de consciência, preconceitos e o fato de que muitos ainda veem o autismo como uma ‘doença’ ou algo que vai te deixar para trás”, escreveu.

Elon Musk

Um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk, CEO das empresas de tecnologia Tesla e SpaceX, contou que foi diagnosticado com autismo em 2021 durante um programa de humor estadunidense.

Na ocasião, ele apresentou um monólogo no show de comédia “Saturday Night Live” no qual dizia que estava fazendo história por ser a primeira pessoa diagnosticada com Síndrome de Asperger a apresentar o programa. "Às vezes, depois de dizer algo, tenho que dizer o que significa. Olha, eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, brincou.

Anthony Hopkins

O ator Anthony Hopkins, famoso por interpretar o serial killer canibal Hannibal, também já revelou publicamente que foi diagnosticado com autismo. O artista só foi pesquisar mais sobre o TEA quando já estava idoso por causa de sua esposa. Ele foi diagnosticado apenas aos 70 anos.

Sia

A cantora Sia, famosa pelos hits “Elastic Heart” e “Chandelier’, também já disse publicamente ser diagnósticada com Transtorno do Espectro Autista. A artista revelou sua condição após uma polêmica em um de seus videoclipes, onde foi acusada de representar de forma estereotipada uma pessoa autista.

“Por 45 anos, eu pensei: ‘Tenho que colocar meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma”, desabafou no podcast estadunidense Rob Has a Podcast.

Leilah Moreno

A atriz Leila Moreno, uma das protagonistas da série Antônia da Rede Globo, contou que recebeu o diagnóstico tardio em uma entrevista ao Gshow em 2021.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais