Ouvindo...

Qual o jeito certo de tomar banho? Médica mineira explica em vídeo viral

Vídeo de Julia Melo acumula mais de dois milhões de visualizações nas redes sociais

Médica mineira ensina jeito certo de tomar banho

A médica Julia Melo, que compartilha dicas de cuidados com a pele e o cabelo nas redes sociais, publicou vídeo ensinando o jeito correto de tomar banho. O passo a passo publicado pela mineira chocou internautas e viralizou nas redes sociais.

O vídeo publicado por Julia já acumula mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais. A publicação já começa recomendando uma coisa polêmica: que as pessoas joguem fora as buchas utilizadas para tomar banho.

Como tomar banho do jeito certo?

Segundo a dermatologista, a quantidade ideal de banhos por dia muda conforme a rotina da pessoa. O recomendado é tomar um banho de água morna a fria, de cinco a dez minutos. Isso porque quanto mais banhos, maior a propensão de deixar a pele ressecada, o que ainda pode ser potencializado pela temperatura alta e banhos prolongados.

A médica mineira ainda explica que sabonetes que “matam 99% das bactérias” não são recomendados para o banho. “Eles danificam a barreira de proteção da pele e o 1% que ficou pode te dar uma infecção de pele, porque vai criar uma resistência bacteriana”, destaca.

No vídeo, Julia também informa que a atenção na hora de passar o sabonete deve ir para as mãos, pés e áreas de dobras, como as axilas. Para passar o sabonete, ela destaca que também não é necessário esfregar a pele.

Voltando a citar a bucha, a médica explica que o uso não deve ser diário - ou nem deve acontecer - já que ela funciona como uma esfoliação e remove a camada de proteção natural da pele. Ela recomenda que o objeto só seja utilizado na limpeza dos pés ou em casos extremos de limpeza.

Tomo banho do jeito errado, e agora?

A médica também explica como pessoas que tomam muitos banhos podem contornar a propensão ao ressecamento. Quem toma mais de um banho por dia deve investir em sabonetes hidratantes, cremes de hidratação de qualidade, além de tomar banhos mais rápidos e não usar o sabonete em todos os banhos.

Para quem toma banhos muito quentes, a dermatologista indica outra forma de compensação. Os banhos devem ser mais rápidos e seguidos por outro “banho” de creme hidratante de alta qualidade, o que pode evitar o ressecamento da pele.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.