Ouvindo...

Preta Gil sobre divórcio durante tratamento contra o câncer: ‘instinto de sobrevivência’

Cantora falou pela primeira vez sobre o fim do casamento de 8 anos com o personal trainer Rodrigo Godoy

Preta Gil, de 48 anos, abriu o coração ao falar sobre o divórcio com o personal trainer Rodrigo Godoy após oito anos de casamento em meio à descoberta de um câncer de intestino. Capa da revista Marie Claire do mês de junho, a cantora revelou que a decisão partiu dela por “instinto de sobrevivência”.

Ao ser lembrada que 70% das mulheres em tratamento oncológico são abandonadas pelos seus parceiros, conforme dados do Conselho Nacional de Mastologia, Preta, inicialmente, pontuou que ela não faz parte da estatística porque a decisão foi tomada por ela.

No entanto, ao refletir melhor, ela confessa: “Infelizmente eu faço parte dessa estatística, sim, porque de fato o relacionamento acabou. Por mais que não estivesse bom até então, e por mais que eu tenha decidido separar… A decisão foi minha, mas já estava acabando”.

Ela acrescenta: “O casamento não superou um tratamento oncológico. Não é tão pragmático. A gente fica tentando justificar. Existem nuances em uma separação tão sofrida como foi a minha. Mas eu faço parte, sim. A gente não conseguiu passar por isso”.

Ela conta que decidiu se separar movida pelo “instinto de sobrevivência” mesmo estando com câncer. “[...] não estava me fazendo bem”, recorda. “E é machista achar que preciso ficar casada para ser cuidada. Por que o marido é mais importante que a mãe, o pai, a irmã, o amigo? Isso é um traço do patriarcado, que coloca essa importância tão grande no homem”, completa em entrevista à Marie Claire assinada por Paola Deodoro .

“Depois de um tempo, percebi que essa decisão é prova da profundidade do meu mergulho. Se, neste momento, não for para descer fundo, repensar, então para quê? Estou tendo uma segunda chance de viver e isso tem um propósito”, finaliza.

Alerta

No decorrer da entrevista, Preta faz um alerta: “Gente, não é normal ficar dez dias com intestino preso, fazer fezes com sangue, com muco, achatada. Procurem um médico. Eu achava isso normal. Não é”.

A cantora segue alimentação à risca com a ajuda da irmã, Bela Gil. Na dieta, ela não pode comer alimentos ultraprocessados, açúcares e refrigerantes. “Vou usar minha visibilidade e repetir que é preciso beber água, se alimentar bem, comer fibras. A nossa geração foi envenenada pela indústria. Precisamos ficar atentos, não vou cansar de repetir”, disse. Preta promete, ainda, criar uma fundação após ser curada.

Câncer

Preta Gil revelou estar com câncer de intestino no dia 10 de janeiro. No dia 5 daquele mês, a artista deu entrada com fortes dores no estômago na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e ficou internada até diagnóstico médico. Lá, ela passou por vários exames e permaneceu até que os resultados saíssem.

“Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda- feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, postou Preta Gil na ocasião.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais