Filmes lançados recentemente tem mostrado uma tendência do cinema nacional, que é a força da produção mineira, exemplificada pela indicação para concorrer ao Oscar de ‘Marte Um’, da produtora de Contagem Filmes de Plástico. Só neste ano de 2023, foram pelo menos mais três produções que tiveram cidades mineiras como locação, e, dentre elas, a capital Belo Horizonte. Preparamos uma lista que segue essa tendência.
“As Órfãs da Rainha”
Uma das estreias cinematográficas da semana é o filme “As Órfãs da Rainha”, dirigido pela mineira Elza Cataldo. O longa aborda a trajetória de três irmãs que passam a ser perseguidas com a chegada da Inquisição ao Brasil. No elenco, estão Letícia Persiles, Rita Batata e Camila Botelho. Filmado em Tocantins, Zona da Mata de Minas Gerais, o lançamento está em cartaz nos shoppings Cidade, Ponteio e Belas Artes, com sessões nos períodos da tarde e noite e ingressos a partir de R$15 (meia).
“O Lodo”
Inspirado num conto do mineiro Murilo Rubião, “O Lodo” ganhou direção do conterrâneo Helvécio Ratton e um elenco que seguiu a mesma linha, com a presença de ícones do Grupo Galpão como Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Teuda Bara, além de Renato Parara, Samira Ávila e Adyr Assumpção, dentre outros. Totalmente filmado em Belo Horizonte, o filme traz belas imagens da rua Sapucaí e do centro da capital, e aborda a história de um homem assombrado por fantasmas do passado, que passa a ser perseguido por seu psiquiatra, o excêntrico Dr. Pink.
“No Início do Mundo”
Filmado na periferia de Nova Contagem, onde o diretor Gabriel Marcos cresceu, o longa-metragem “No Início do Mundo” tem estreia prevista para esta quinta (18), às 19h, no Cine Teatro Popular de Ribeirão das Neves, região metropolitana de BH, com entrada gratuita. O filme aborda a história de Vitor e Katlyn, dois jovens da periferia que, diante da falta de perspectiva que os rodeia, embarcam em uma viagem cinematográfica na forma de um musical tipicamente brasileiro. E mineiro.
“Marte Um”
Dirigido por Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico, de Contagem, o longa-metragem “Marte Um” foi indicado para representar o Brasil no último Oscar, e também mostra diversas paisagens da cidade de Belo Horizonte e da periferia da região metropolitana. Com um elenco de atores mineiros, o filme ainda conta com a participação especial do ex-jogador de futebol argentino Sorín, ídolo do Cruzeiro. A trama aborda os conflitos familiares em meio ao caos social no qual o país está imerso.
“Turma da Mônica: Laços”
Adaptado dos famosos quadrinhos de Mauricio de Sousa, o filme “Turma da Mônica: Laços”, de 2019, levou para a telona os personagens sendo interpretados, pela primeira vez, por pessoas reais, que, no caso, eram crianças no papel de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. O local escolhido para as filmagens foi a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Com mais de dois milhões de espectadores, a produção foi a mais assistida entre as brasileiras no ano de 2019, confirmando o seu sucesso.