Ouvindo...

MC Paiva é detido em São Paulo e recebe joelhadas da polícia

Defesa de MC Paiva diz que houve “uso excessivo da força” na abordagem realizada na noite da última terça-feira (8)

MC Paiva acumula 5,6 milhões de seguidores no Instagram

O cantor de funk MC Paiva foi detido pela Polícia Militar na noite de terça-feira (7). A ação aconteceu em São José dos Campos, interior de São Paulo. Vídeo divulgado pela produtora (veja abaixo) do cantor mostra dois policiais por cima do abordado, tentando imobilizá-lo.

De acordo com o boletim de ocorrência, os oficiais de segurança realizavam uma fiscalização de rotina em um cruzamento movimentado da cidade paulista quando viram um carro conversível sem placa.

Os policiais abordaram o condutor, que teria arrancado rapidamente ainda no sinal vermelho. Assim, o veículo de luxo bateu na lateral do carro da polícia. O motorista da viatura teve sua porta obstruída e não conseguiu sair de imediato.

No momento em que Paiva saiu do carro, os policiais pediram para que ele colocasse as mãos acima da cabeça, mas ele não teria obedecido. Dessa forma, o funkeiro fez “com que os policiais precisassem usar força moderada para contê-lo”, de acordo com o boletim de ocorrência.

Paiva teria admitido que ingeriu bebida alcoólica antes de dirigir, mas não passou pelo teste do bafômetro. A defesa de MC Paiva nega que ele tenha bebido na noite. O artista foi liberado da delegacia horas depois da ocorrência.

A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Militar de São Paulo para saber sobre a abordagem ao cantor e aguarda resposta.

Veja o vídeo da abordagem a MC Paiva:
Defesa do funkeiro:

O advogado do cantor, no Instagram, afirmou que MC Paiva não resistiu à abordagem policial na noite de terça-feira. Apesar disso, ainda segundo a defesa, os militares usaram força excessiva nas costas e pescoço do artista, o “que poderia ter causado asfixia”, de acordo com o advogado.

Em entrevista ao g1, o advogado de defesa, Marco Antônio Pereira, reafirmou que “não foi uma abordagem de rotina. Foi uma abordagem incoerente e excessiva porque ele estava com um carro de luxo. Essa conduta precisa ser investigada porque houve abuso de autoridade”.

A informação de que Paiva teria provocado a polícia e batido na viatura também é questionada pelo advogado.

MC Paiva faz parte dos hits “Doce Veneno”, “Casei Com a Put*ria”, “Bandido Não Dança” entre outros, que acumulam milhões de reproduções nas plataformas de áudio e vídeo.

(sob supervisão de Enzo Menezes)

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.