Ouvindo...

Guarabyra, da dupla com Sá, completa 75 anos; Relembre sucessos

Músico formou o famoso trio, que ainda contava com Zé Rodrix, e inaugurou o chamado rock rural na música popular brasileira

Guarabyra com seu violão ao lado de Luiz Carlos Sá, parceiro com quem formou um trio com Zé Rodrix

Guttemberg Guarabyra, conhecido apenas pelo sobrenome, nasceu na Bahia, em um município chamado Barra, região do Vale do São Francisco, no dia 20 de novembro de 1947. Na juventude, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde rapidamente se enturmou com Sidney Miller e Luiz Carlos Sá, parceiro no futuro conjunto que ele formaria, tendo ainda a presença de Zé Rodrix.

O trio inaugurou oficialmente na música brasileira o chamado rock rural, que fundia influências do sertão do Brasil com o que vinha de fora, se inspirando em conjuntos como os Beatles, por exemplo. Essa mistura única jamais seria repetida no nosso cancioneiro. Guarabyra também se tornou um compositor de sucessos de baladas que entraram para trilhas de novelas, como “Espanhola”...

“Hoje Ainda É Dia de Rock” (rock rural, 1972) – Zé Rodrix

Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Guttemberg Guarabyra criaram um estilo único na música brasileira, conhecido como rock rural. Juntos, os músicos lançaram apenas quatro discos, sendo os dois primeiros na década de 1970, e os dois últimos nos anos 2000, quando se reuniram novamente. Dentre as músicas mais conhecidas desse primeiro momento destacam-se “Zepelim” e “Hoje Ainda É Dia de Rock”, lançadas em 1972, no afamado disco de estreia do trio.

“Mestre Jonas” (rock rural, 1973) – Sá, Rodrix e Guarabyra

O “Peixe com Coco” da Terezinha é outro prato típico da música brasileira, pareando com as delícias transformadas em verso por Dorival Caymmi. Esse samba composto pelo trio Alberto Lonato, Josias e Maceió do Cavaco ganhou a voz iluminada de Clara Nunes, em 1980. Por ser um clube praiano, localizado no litoral de São Paulo, o Santos recebeu o apelido de Peixe. Apesar disso, adotou como mascote a baleia, o maior animal do planeta, e que aparece na canção “Mestre Jonas”, gravada por Sá, Rodrix & Guarabyra, em 1973, no disco “Terra”.

“Sobradinho” (rock rural, 1977) – Sá & Guarabyra

Sem dúvida um das mais emblemáticas músicas sobre preservação ambiental foi composta pela dupla Sá & Guarabyra em 1977, no ritmo do seu já famoso rock rural. Isto porque a canção denuncia, sem meias palavras, os resultados desastrosos da interferência humana no meio ambiente, em busca de mais riqueza e cego pela ganância desenvolvimentista. Com um refrão forte e marcante, “Sobradinho” não alivia. “O sertão vai virar mar, dá no coração, com medo que algum dia o mar também vire sertão”, lamentam. O discurso vazio de lógica daqueles que prometem e nada cumprem aparece nos primeiros versos.

“Caçador de Mim” (MPB, 1981) – Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá

Milton Nascimento tem a capacidade de tomar para si as canções que interpreta. Não por acaso é considerado por muitos como o maior cantor brasileiro de todos os tempos – com vistas até para o mundo. Ele realizou esse feito com “Beatriz” (de Chico Buarque e Edu Lobo) e “O Que Será (À Flor da Pele)”, também de Chico, para ficar só nos exemplos mais marcantes. Outro caso é o de “Caçador de Mim”, parceria de Sérgio Magrão, do 14 Bis, com Luiz Carlos Sá, do extinto trio Sá, Rodrix e Guarabyra. A interpretação definitiva de Milton, em 1981, a atrelou para sempre ao intérprete, embora tenha recebido outras gravações igualmente bem-feitas e dignas, mas sem a tal “voz de Deus”.

“Espanhola” (balada, 1982) – Flávio Venturini e Guarabyra

Composta em parceria com Guarabyra, do antigo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, “Espanhola” é a música mais conhecida do repertório de Flávio Venturini e foi um grande hit na década de 1980, mais precisamente em 1982, quando foi lançada no álbum “Nascente”, sendo regravada por um grande número de cantores em vários países. A gravação mais lembrada, no entanto, ficou sendo a feita pelo grupo 14 Bis, em 1988, durante uma gravação ao vivo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que marcou a despedida de Venturini do grupo...