Registros feitos por moradores de Belo Horizonte estão sendo exibidos em uma grande mostra de fotografias gratuita, espalhada por pontos de ônibus da cidade. A exposição “Ar Livre: Mostra de Fotografias de Belo Horizonte” fica em exibição pelos próximos três meses.
Mais de 3 mil fotos em temática livre foram inscritas no projeto. Ao todo, 62 foram selecionadas e estão sendo exibidas em painéis instalados em 186 pontos de ônibus da capital desde a última quarta-feira (20).
“A ideia veio disso, de poder mostrar esses trabalhos ao longo da cidade, pra quem se desloca”, conta o fotógrafo e diretor de audiovisual, João Vargas Penna, criador do projeto. “Quem se desloca vai ver essas fotos vindo, acontecendo e vai interagindo com uma sequência de fotos no meio de todos os ruídos da cidade”, completa.
Penna, explica que idealizou a exposição durante a pandemia, considerando questões importantes como o distanciamento social. “Ficar em interiores passou a ser muito perigoso, então as ideias de mostras de fotografias ou trabalhos de arte precisavam ser ao ar livre”, relembra o idealizador da “Ar Livre”.
As fotografias são acompanhadas por um código QR, que dá acesso ao Instagram @arlivrebh. De forma livre e gratuita, é possível acessar informações dos fotógrafos e do projeto, além de um mapa dos locais de exibição.
A curadoria da mostra é feita pelo fotógrafo Eugênio Sávio, além do professor da Guignard e artista plástico Marcos Paulo Rolla e da professora de fotografia da UFMG Ana Karina. Nesta terça-feira (26), a equipe da exposição se reúne em uma live do Instagram, a partir das 19 horas, para falar sobre o processo de produção da mostra.
*Sob supervisão de Lara Alves