Ouvindo...

Mostra ‘Ar Livre’ exibe fotografias em pontos de ônibus de Belo Horizonte

Exposição reúne 62 fotos de temática livre, feitas por moradores da capital mineira

Exposição ‘Ar livre’ reúne fotografias feitas por moradores de Belo Horizonte

Registros feitos por moradores de Belo Horizonte estão sendo exibidos em uma grande mostra de fotografias gratuita, espalhada por pontos de ônibus da cidade. A exposição “Ar Livre: Mostra de Fotografias de Belo Horizonte” fica em exibição pelos próximos três meses.

Mais de 3 mil fotos em temática livre foram inscritas no projeto. Ao todo, 62 foram selecionadas e estão sendo exibidas em painéis instalados em 186 pontos de ônibus da capital desde a última quarta-feira (20).

“A ideia veio disso, de poder mostrar esses trabalhos ao longo da cidade, pra quem se desloca”, conta o fotógrafo e diretor de audiovisual, João Vargas Penna, criador do projeto. “Quem se desloca vai ver essas fotos vindo, acontecendo e vai interagindo com uma sequência de fotos no meio de todos os ruídos da cidade”, completa.

Penna, explica que idealizou a exposição durante a pandemia, considerando questões importantes como o distanciamento social. “Ficar em interiores passou a ser muito perigoso, então as ideias de mostras de fotografias ou trabalhos de arte precisavam ser ao ar livre”, relembra o idealizador da “Ar Livre”.

As fotografias são acompanhadas por um código QR, que dá acesso ao Instagram @arlivrebh. De forma livre e gratuita, é possível acessar informações dos fotógrafos e do projeto, além de um mapa dos locais de exibição.

A curadoria da mostra é feita pelo fotógrafo Eugênio Sávio, além do professor da Guignard e artista plástico Marcos Paulo Rolla e da professora de fotografia da UFMG Ana Karina. Nesta terça-feira (26), a equipe da exposição se reúne em uma live do Instagram, a partir das 19 horas, para falar sobre o processo de produção da mostra.

*Sob supervisão de Lara Alves

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.