Que tal tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada? Ou canjiquinha com salsa, cebolinha e bacon e lombo assado ao molho de rapadura com cachaça? Prefere bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela? Você pode escolher. As receitas estão no
Esses são alguns dos pratos vencedores da 3° edição do Concurso Prato Junino do 43° Arraial de Belo Horizonte, organizado pela Belotur. Os ganhadores da competição são alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac. Os cinco grupos de estudantes vencedores, um de cada instituição, receberão R$ 5 mil e terão seus pratos comercializados na Vila Gastronômica, espaço de alimentação no festejo municipal.
O presidente da Belotur, Gilberto Castro, disse que o objetivo do concurso foi enaltecer a gastronomia mineira, elogiada em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de forma inovadora.
“O Concurso do Prato Junino consolida-se como um importante atrativo na programação do Arraial de Belo Horizonte. Ações criativas como essa desenvolvem o setor de modo sustentável, sendo um dos motivos para a capital mineira ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco”, comentou Castro.
Ao todo, cerca de 30 pratos foram inscritos. A comissão julgadora levou em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade, presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira, além dos quesitos inovação e economicidade.
A disputa teve como temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’, valorizando a cultura junina, os saberes do nosso povo e os ingredientes típicos da culinária de Minas Gerais. As seletivas aconteceram entre os dias 20 e 24 de junho.
O júri técnico das seletivas foi formado por Amanda Almeida, produtora de conteúdo do canal Próxima Parada Trip; Américo Piacenza, chef do restaurante Cantina Piacenza; Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante; Tainá Moura, chef do AA Wine Experience; e por Virgínia Sasdelli, do blog BH Dicas.
Confira a relação completa dos vencedores:
Vencedores do 3° Concurso Prato Junino
Estácio de Sá – Estudantes: Anna Laura Lacerda Benevides Dutra Rubim de Açúcar -Três mini tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.
Uninassau-Univeritas – Estudantes: Amanda Pereira Souto, Júlia Raquel de Paula Oliveira, Thalles Vinicius Batista Pereira e Viviane Domingos - Canjiquinha solta - Canjiquinha com salsa, cebolinha e bacon, copa lombo assado e molho de rapadura com cachaça.
UNA II – Estudantes: Ana Luiza Borelli, Bruna Mendes Oliveira, Eduardo Murilo Pinheiro Homobono, Julia Menezes Antunes e Michelle Françoele Caetano de Oliveira - Porco Bá - Sanduíche de broinha de fubá de canjica com refogado de costelinha e limonete de ora-pró-nobis.
Senac – Estudante: Ester Cândida Pereira Da Silva - Bolinho Tão João - Bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal.
Promove – Estudantes: Arla Alves Miranda, Cássio Ferreira Alecrim, Daniela Wendy Marra, Elizandro Moreira de Azevedo e Lívia Caroline Bruno Alecrim. Caminhos de Minas - Tropeiro feito com feijão fradinho e farinha biju; acompanha uma gema empanada mole, couve crispy, tiras de lombo e torresmo pururuca.
(*) Com informações da PBH