A
Os novos alunos chegam por quatro modalidades de ingresso: Fuvest, Enem-USP, Provão Paulista e competições de conhecimento. Segundo a universidade, metade dos calouros é oriunda de escolas públicas.
A programação inclui aulas magnas, apresentações dos cursos, rodas de conversa e atividades culturais e esportivas. As ações ocorrem nos sete campi da instituição.
Cada unidade organizou uma agenda própria, divulgada em sites e redes sociais.
O pró-reitor pro tempore de graduação, Marcos Garcia Neira, destacou a importância do acolhimento. Segundo ele, a semana é uma oportunidade para que os estudantes conheçam pessoas, serviços e oportunidades da universidade.
Neira também ressaltou que a recepção deve ocorrer com respeito e segurança. A campanha institucional reforça que qualquer forma de violência ou constrangimento não é tolerada.
Não ao trote
Desde 1999, a universidade proíbe a prática de trote. Estudantes que se sentirem vítimas de agressão podem denunciar pelo telefone 0800-012-1090, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, ou pelo e-mail
A campanha “É sua vez de voar mais alto” marca a recepção deste ano, com pássaros geométricos coloridos em cartazes e banners.
Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), haverá coleta de sangue nos dias 24 e 25.
Já na Escola Politécnica da USP (Poli), está prevista ação de corte e doação de cabelo no dia 23.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE) abre as portas nos dias 25 e 26 para visitação aos laboratórios e exposições.