O
As oportunidades são para as especializações em Educação Ambiental e Informática na Educação, ofertadas na modalidade a distância. Ao todo, são disponibilizadas 450 vagas.
Sobre os cursos
O curso de Educação Ambiental é voltado a profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas como Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Agroecologia, Biologia, Geologia, Engenharia Civil, Oceanografia, Química, Geografia, Arquitetura e Direito, entre outras.
A formação tem duração de 18 meses, incluindo a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Já o curso de Informática na Educação é destinado a graduados que atuam ou desejam atuar na área educacional com o uso de tecnologias da informação e comunicação. O público-alvo inclui professores, gestores e coordenadores.
A duração do curso é de 20 meses, também com a obrigatoriedade do TCC.
Distribuição das vagas
De acordo com o
Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% a candidatos indígenas, 20% a candidatos negros (pretos ou pardos), e o restante é reservado à ampla concorrência.
Inscrições são gratuitas
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do IFMA, conforme o cronograma do edital.
Para acessar o formulário, é necessário possuir uma conta de e-mail do Google (Gmail).
No momento da inscrição, o candidato deve escolher apenas um polo de apoio presencial, sem possibilidade de alteração posterior. Podem participar do processo seletivo portadores de diploma de graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura) emitido por instituições credenciadas pelo MEC.
Durante o preenchimento do formulário, o candidato deverá informar os dados pessoais e, se desejar, optar por uma das modalidades de vagas: ampla concorrência, cotas raciais, cotas para pessoas com deficiência ou cotas para indígenas.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail