Pé-de-Meia: como saber se a conta Caixa já pode ser utilizada?
Caixa Econômica Federal abre conta no nome do estudante beneficiado automaticamente

Estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia podem verificar se suas contas Caixa estão disponíveis para movimentação. As contas são abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome do estudante que cumpre os critérios do programa, sem necessidade de solicitação.
Para saber se a conta está disponível para movimentações financeiras, basta usar o aplicativo Caixa Tem. É possível movimentar os valores pelo app, em caixas eletrônicos da Caixa (ATM), lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, utilizando-se o saque digital com token e cartão da conta.
Estudantes com menos de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis para movimentar os valores. No aplicativo Caixa Tem, também é possível realizar esse processo. O passo a passo está disponível neste link.
Estudantes com 18 anos ou mais têm a conta automaticamente desbloqueada. Basta acessar o aplicativo com seu CPF e cadastrar uma senha para movimentar os valores.
O Pé-de-Meia paga nove parcelas de R$ 200 anualmente pelo incentivo de frequência mensal. Se o aluno não atingir a frequência escolar média de 80%, mínimo exigido pelo programa, o pagamento é interrompido. O mesmo acontece em caso de evasão escolar e reprovação nos anos letivos.
Como se inscrever e quem pode participar
O Pé-de-Meia é voltado para estudantes de 14 a 24 anos matriculados em escolas da rede pública de ensino. É necessário que a família do aluno esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades entre 19 e 24 anos, podem ser contemplados pelo programa, desde que participem do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



