Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula recebe cotados para Procuradoria-Geral da República

Sucessor de Aras deve ser definido quando Lula retornar de viagem; presidente embarca nesta sexta-feira para Cuba

Lula recebe cotados para Procuradoria-Geral da República.

Lula recebe cotados para Procuradoria-Geral da República.

CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu dois cotados para assumir a Procuradoria-Geral da República no lugar de Augusto Aras.

A CNN apurou que o subprocurador Antonio Carlos Bigonha esteve no Palácio do Planalto para conversar com Lula na quarta-feira (13). Paulo Gonet, que é vice-procurador-eleitoral, foi chamado nesta quinta-feira (14). Interlocutores do presidente avaliam as duas conversas como agradáveis.

Bigonha e Gonet são subprocuradores, mas não fazem parte da lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR).

Bigonha conta com o apoio de setores do PT e Gonet, de aliados de Lula no Judiciário, como os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Outro nome que aparece como cotado é o subprocurador-geral Mario Bonsaglia. Mas perdeu força, diante da negativa de Lula de decidir por um indicado pela lista tríplice da ANPR.

Os três nomes dessa lista tiveram reuniões prévias apenas com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha a pedido do presidente.

A decisão sobre o próximo PGR deverá ser sacramentada na próxima semana, com o retorno do presidente Lula de viagem aos Estados Unidos.

Augusto Aras terá que deixar o cargo no próximo dia 26. A indicação de Lula ainda será sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, em seguida, pelo plenário da Casa.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais