Ouvindo...

Bia Haddad bate russa e coloca Brasil nas oitavas de Grand Slam após 44 anos

Brasileira superou Ekaterina Alexandrova, número 23 do ranking da WTA, por 2 a 1

Brasileira segue viva em Roland Garros

Beatriz Haddad Maia venceu, neste sábado (3), um confronto intenso contra a russa Ekaterina Alexandrova. A brasileira mostrou coragem e frieza para recuperar um match point e vencer de virada por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5. Ela está na quarta fase de Roland Garros.

Bia é a primeira brasileira nas oitavas de Grand Slam desde Patrícia Medrado, em 1979. É a melhor campanha dela em todos os quatro grandes torneios do tênis.

Número 14 do mundo, Bia Haddad enfrentará a espanhola Sara Sorribes Tormo, número 132 do ranking, nas oitavas de final. A classificação de Bia Haddad neste sábado veio após 2h48min de partida na quadra Simonne Mathieu, em um jogo cheio de reviravoltas e emoção.

“Eu tentei não desistir. O jogo começou muito rápido, eu não estava no meu melhor dia. Não estava servindo, jogando da forma que eu gostaria. Mas assim é o tênis, fiquei muito feliz por não ter me entregado e terei uma nova chance amanhã", afirmou a paulista.

Bia demorou para entrar no jogo, mas buscou uma desvantagem e deu trabalho para Alexandrova já no primeiro set. Com sofrimento no segundo set, Bia se salvou e igualou o jogo.

O nervosismo só aumentava e a brasileira foi corajosa ao salvar um match point e buscar a virada no set decisivo. Beatriz ainda tirou um tempo na entrevista pós-jogo para agradecer, em português, pelo apoio da torcida brasileira em Paris.

“Há muitos brasileiros aqui, obrigada à torcida. É muito especial receber este apoio de vocês, teremos uma nova oportunidade de representar nosso tênis amanhã. Estou muito feliz. Ainda terei duplas para jogar hoje”, agradeceu Bia.

A brasileira levou um tempo para entrar no ritmo de jogo e começar a acertar suas batidas na bola. Enquanto isso, Alexandrova abriu 5 games a 1, fazendo duas quebras para cima da brasileira. No fim do set, Beatriz se encontrou e venceu quatro games seguidos para empatar o confronto por 5 a 5. Os dois games finais foram disputados, mas a russa levou a melhor, fechando o set inicial por 7 a 5.

Com o timing melhorado para o segundo set e Alexandrova errando bastante. Após sofrer uma quebra e ir em busca do empate por 4 a 4, a russa foi surpreendida no game seguinte em que sacava e podia virar o set. Bia abriu 5 a 4 e fechou com 6 a 4, empatando o confronto na quadra Simonne Mathieu.

O terceiro set foi extremamente nervoso para as duas tenistas, que cometeram erros não forçados. O set começou com uma quebra da Bia, que abriu 4 a 1, conseguindo mais uma quebra no quinto game. Nervosa, a brasileira deixou Alexandrova vencer três games seguidos e empatar por 4 a 4.

Sacando, a tenista russa foi efetiva nas bolas e buscou a virada por 5 a 4, levando o jogo para definição. Com 40 a 30 no placar, Alexandrova chegou ao match point, mas Bia foi buscar. A brasileira mostrou coragem para recuperar o match point e venceu o game. A pressão mudou de lado, Bia conseguiu nova quebra e fez 6 a 5 para voltar a liderar no saque.

Vitória nas duplas mistas

Enquanto Bia Haddad iniciava a partida contra Alexandrova, os brasileiros Luisa Stefani e Rafael Matos venciam seu compromisso pelas duplas mistas em Roland Garros. Eles derrotaram a dupla formada pelo croata Ivan Dodig e a chinesa Zhang Shuai por 2 sets a 0, com parciais de duplo 6/2. Nas quartas-de-final, Luisa Stefani e Rafael Matos enfrentarão a japonesa Miyu Kato e o alemão Tim Puetz.

Com agências

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.