Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Sem Juba, Cariús e Felipinho: quais as opções do Sport para lateral esquerda

Três dos principais jogadores até então aptos para a função não estão mais à disposição do técnico Enderson Moreira

Luciano Juba encerra o contrato com o Sport no dia 31 deste mês

O Sport vive um problema crônico na lateral esquerda desde que o Igor Cariús passou a estar suspenso da Série B pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Desde então, o Leão já disputou cinco rodadas da competição com três jogadores distinto na posição. Nenhum agradou. E pior, dois deles sequer estão à disposição.

A última partida de Cariús pelo Sport foi no dia 28 de julho, contra o CRB, em jogo válido pela 20ª rodada. A seguir, o Rubro-negro jogou nas vitórias diante do Vila Nova e o Novorizontino (ambas por 1 a 0) com Felipinho como substituto natural. Entretanto, atleta sofreu uma lesão na coxa e passou a desfalcar a equipe.

Foi assim que o técnico Enderson Moreira passou a precisar buscar uma solução. Primeiro, contra o Tombense (0 a 0), modificou a estrutura da equipe para utilizar o atacante Luciano Juba na sua posição de origem, a lateral. Sem a resposta esperado, no jogo seguinte, na derrota contra o Guarani (3 a 1), lançou o prata da casa Victor Gabriel na posição. O resultado não poderia ter sido pior, com uma atuação muito abaixo do jovem jogador.

No último jogo, Enderson voltou a optar por Juba na lateral. Mais uma derrota, desta vez em casa, para o Ituano. E para o jogo do próximo domingo (3), diante do Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz?

“Em relação às alternativas estou tentando todas. Perdi os meus dois laterais esquerdos titulares. A parti deste momento, estou tentando. Joguei com três zagueiros, já joguei com um menino ali [Victor Gabriel], com o Juba e agora nem o Juba eu tenho mais. Estou tentando, buscando. Os dois que tínhamos até recentemente, já tinham se ambientado muito bem com isso e eles dão tanto ofensividade como dão também a questão defensiva. Então, estamos buscando alternativas dentro do clube e do que a gente pode”, disse o treinador.

As opções de Enderson

Para enfrentar a equipe paulista em Ribeirão Preto, Enderson não poderá mais utilizar Juba, que encerra o contrato no dia 31 e já tem acordo com o Bahia. Cariús segue suspenso. “Felipinho depende muito dos próximos dias. Temos que ver como ele vai reagir, talvez tenha possibilidade. Mas eu não gostaria de cravar e dar expectativa”, afirmou Enderson Moreira, logo após o revés do último sábado.

Para a lacuna, caso Felipinho não retorne, as opções são a improvisação do zagueiro Chico, que já desempenhou a função; ou o lateral-direito Roberto Rosales, que também tem experiência no setor. Há ainda a hipótese, menos provável, de voltara utilizar o especialista Victor Gabriel.

Por fim, outra possibilidade é contar com um reforço para a posição. Conforme publicado pelo portal Futebol Interior, o Sport negocia com o lateral Nathan, do Fortaleza, que estava disputando a Série C pelo rebaixado Pouso Alegre. Caso o atleta seja confirmado e regularizado a tempo, pode se tornar apto a cobrir a lacuna.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Ouvindo...