Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Sport confirma presença na Algarve Cup; clube mira fixar marca fora do país

Competição irá decorrer na região do Algarve, em Portugal, entre os dias 17 e 19 de novembro; Leão levará equipe sub-19

O Sport tem iniciado cultura de realizar competições internacionais com a sua base

No processo de reestruturação das suas divisões de base, com maior investimento em infraestrutura e aumento no número de competições nacionais e internacionais ao longo do calendário, o Sport confirmou, nesta quarta-feira (9), a presença em mais um torneio fora do Brasil. Desta vez, o Leão será representado pela sua equipe sub-19 na Algarve Cup, que decorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, no sul de Portugal.

No último mês de março, o Sport participou com na mesma categoria da Viareggio Cup, tradicional torneio sub-19 disputado na Itália. O Leão chegou às oitavas de final até ser eliminado pelo Empoli. Consoante o coordenador Geral das Divisões de Base, João Marcelo Barros, o objetivo é ampliar cada vez mais o calendário de competições para os jogadores formados no clube.

“Uma das premissas de investimento é justamente em competições para que a gente tenha um calendário mais extenso em competições para todas as categorias. A gente visa ter pelo menos 40 datas oficias para cada uma das categorias, coisa que nos últimos anos ficávamos limitados entre 15 e 20 datas por categoria”, afirmou.

“E o nível de competitividade também. Talvez, esse seja um dos motivos pelo qual a gente chega com alguns atletas até o profissional, mas que ainda não estão 100% prontos. E a gente precisa emprestar eles para outros clubes para dar musculatura, rodagem, vivência e só depois ele volta. Observemos o caso de Mikael, por exemplo. O tempo que leva para outros atletas que vieram da base maturarem. Então, a torcida tem muita expectativa de que atletas subam da base para o profissional, já prontos e nem sempre essa é a realidade”, acrescentou o coordenador da base rubro-negra.

Nesse processo de melhoria da base, o Leão recuperou o certificado de clube formador no mês passado. Além disso, o clube anunciou que irá construir uma “miniarena” no CT, com grama sintética, para realizar jogos das divisões de base em casa. O investimento é na casa dos R$ 3 milhões, apenas em infraestrutura.

Internacionalização da marca

Além de dar experiência aos atletas, o Sport almeja também que a sua marca passe a ter um reconhecimento internacional. João Marcelo Barros observa duas vertentes: os ganhos técnicos e os financeiros para o clube, ambos a longo prazo.

“Essas competições fora, além de serem de altíssimo nível, viabilizam que a gente esteja competindo com escolas diferentes. Na Viareggio Cup, por exemplo, a gente jogou contra times italianos, africanos. Agora, na Algarve Cup a gente vai disputar com Benfica e FC Porto, de Portugal, PSV, da Holanda, Valência, da Espanha, são escolas diferentes que agregam tecnicamente muito para a gente, para os meninos, e até para a comissão para mergulhar um pouco no que está sendo feito lá fora”.

“Além disso, obviamente, estamos levando a marca do clube. A percepção de valor que o mercado passa a ter em relação aos atletas do clube é diferente. Aquela história que falamos muito do CEP, como a gente não consegue transacionar atletas num patamar de atletas do sul e sudeste fazem. Isso é simples, esses clubes fazem esse movimento há muito tempo e já têm uma marca consolidada, com participações ativas em competições fora e nós estamos começando a criar isso agora”, explicou.

Vale lembrar que o Sport voltou a ter atletas convocados recentemente para a Seleção Brasileira Sub-17. Casos de Dedezinho e Lima, dupla lembrada pelo técnico Phelipe Leal para participar de dois amistosos contra o México, ocorridos em junho.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.