O Sport segue imparável na Ilha do Retiro nesta Série B do Campeonato Brasileiro. No sétimo jogo em casa na competição, o Leão manteve os 100% de aproveitamento e superou, nesta chuvosa noite de quinta-feira (22), o Juventude, por 3 a 0. Os gols rubro-negros foram marcados por Luciano Juba, Vagner Love e Felipinho. A vitória levou a equipe pernambucana a chegar, pela primeira vez, à liderança da competição.
Com o triunfo, o Sport agora alcançou aos 27 pontos e soma sete jogos de invencibilidade no campeonato. A liderança, entretanto, pode ser apenas provisória. Para se manter no topo, o Leão precisa torcer por tropeços do Novorizontino e Vitória, com 26 e 25 pontos, respectivamente. O Juventude, com 18 pontos, é o oitavo, mas perderá posições no decorrer desta 13ª rodada.
Vale lembrar ainda que o Sport tem um jogo a menos que as demais equipes que lutam pelo topo. O jogo atrasado da primeira rodada, com o CRB, será realizado no dia 5 de julho, no estádio Rei Pelé, em Maceió, quando a competição deixará de ter partidas pendentes.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar na próxima terça-feira (27), às 19h (de Brasília), quando irá visitar a Chapecoense, na Arena Condá. O Juventude, por sua vez, irá jogar no dia seguinte, na quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), novamente fora de casa, contra o Londrina.
Vagner Love dispara na artilharia
Com mais uma rede balançada nesta noite, o atacante Vagner Love chegou aos nove gols em 11 jogos. Após ele, para se ter uma dimensão, o segundo goleador do campeonato é Rodrigo Rodrigues, do Juventude, com cinco gols. O atleta rubro-negro de 39 anos chegou aos 21 gols na temporada. Ele ainda deu uma assistência para o terceiro gol do Leão, marcado por Felipinho.
A última vez que ele havia feito tantos gols num mesmo ciclo foi no Alanyaspor, da Turquia, quando na temporada 2016/17 marcou 23 gols em 28 jogos. Na altura, ele tinha entre 32 e 33 anos.
Relato do jogo
O Sport teve o domínio do jogo desde os primeiros minutos. Com o gramado molhado e pesado, os jogadores rubro-negros se adaptaram mais rapidamente ao piso em que são já acostumados a atuar. O resultado disso foi uma construção natural da vitória nos 45 minutos iniciais.
O Leão finalizou com Fábio Matheus, aos 4, e Vagner Love, no minuto seguinte. Ambos os lances de perigo. O gol veio no minuto 10. Numa falta beirando à grande área, Edinho rolou para Juba soltar o pé. A bola saiu rasteira, rasgando e Thiago Couto não reagiu a tempo: 1 a 0.
Com a vantagem, o Sport passou a trocar passes em busca de mais espaços. O Juventude tentava encontrar em Nenê um refúgio que acabou não vingando. Melhor para o time da casa. Aos 31, escanteio cobrado por Edinho, Thiago Couto não achou nada, e a bola ficou limpa no segundo pau para Love encostar de cabeça: 2 a 0. Na comemoração, o artilheiro colocou chapéu de palha e dançou em referência à festa de São João, forte na região.
O Sport manteve o ritmo forte no segundo tempo e seguiu acumulando chances desperdiçadas. Com Juba, Jorginho, Vagner Love, Edinho e Felipinho, tudo isso apenas nos 12 minutos iniciais. A vida rubro-negra ficou ainda mais tranquila quando, Jadson fez falta dura em Jorginho e recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.
Com um a mais, não tardo para o Leão ampliar. Aos 18 minutos, a defesa do Juve cochilou novamente. Love entrou na área e passou para Felipinho ajeitar e fuzilar para as redes. A partir daí, o jogo caiu em intensidade e o Sport apenas esperou o apito final para comemorar.
Sport 3 x 0 Juventude
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thiery, Sabino e Igor Cariús (Matheus Vargas); Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho (Fabrício Daniel); Luciano Juba (Felipinho), Edinho (Wanderson) e Vagner Love (Kayke). Técnico: Enderson Moreira.
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel (Kelvyn); Jean Irmer (Fernando Boldrin); Jadson, Gehring (Vini Paulista) e Nenê (Ruan); David (Zé Marcos) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini.
Gols
Luciano Juba (10min1T), Vagner Love (31min1T) e Felipinho (18min2T), para o Sport.
Cartão vermelho
Jadson (13min2T), para o Juventude.
Cartões amarelos
Romércio, Jadson e Fernando Boldrin, para o Juventude.
Público: 14.136.
Renda: R$ 162.010,00.
Motivo: 13ª rodada da Série B.
Data e horário: 22 de junho de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP).
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP).
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP).