Ouvindo...

Ramon Menezes inicia projeto olímpico da Seleção como técnico no Pan de Santiago

Ele comandará o Brasil Sub-23 nos Jogos Pan-Americanos, que será disputado no Chile, no fim do ano, como preparação para o Pré-Olímpico

Ramon Menezes com o troféu do Sul-Americano Sub-20, título conquistado pela Seleção em 2023

Ramon Menezes será o técnico da Seleção Brasileira Olímpica no projeto para chegar a Paris-2024. E o início dessa preparação será em outra competição: ele comandará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro de 2023. Os jogos de futebol masculino não serão disputados na capital Santiago, mas em Viña del Mar.

O regulamento do futebol masculino no Pan também limita a idade dos convocados em 23 anos, como na Olimpíada e, claro, no Pré-Olímpico. Por isso Ramon já usará a competição para testar alguns atletas que pretenda usar no classificatório para Paris.

A Conmebol ainda não anunciou a data e o local de seu Pré-Olímpico, que dará duas vagas aos Jogos Olímpicos do ano que vem. Há expectativa de que seja em janeiro - a Venezuela demonstrou interesse na organização, mas a Itatiaia apurou que a direção da confederação sul-americana ainda avalia questões comerciais, e de direitos de transmissão, para definir a sede.

No planejamento Pré-Olimpico de Ramon Menezes, pode haver uma convocação de jogadores Sub-23 para amistosos na Data-Fifa de setembro próximo. Como os clubes são obrigados a ceder atletas nessa janela, o treinador teria um leque de opções maior para trabalhar do que no Pan, por exemplo.

Para a competição no Chile, a CBF terá que negociar com clubes a liberação dos atletas que Ramon Menezes escolher. É possível até que a base seja formada pelo Sub-20 que parou nas quartas de final do Mundial disputado entre maio e junho, na Argentina. Ramon era o técnico e o Brasil perdeu de Israel por 3 a 2.

O futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos terá como sede o estádio Sausalito, em Viña del Mar - o feminino será no Elias Figueroa, em Valparaiso, mas sem a participação do Brasil. Serão oito times, divididos em dois grupos de quatro. Os dois primeiros avançam às semifinais, com os ganhadores chegando à final.

Além do Brasil, no masculino estão classificados Uruguai, Colômbia, Chile, EUA, Honduras, México e República Dominicana. No feminino jogarão Argentina, Paraguai, Venezuela, Chile, EUA, Jamaica, Costa Rica e Canadá.

Ramon trabalhou como interino da Seleção Brasileira principal em três amistosos após a Copa do Mundo do Catar: derrota de 2 a 1 para Marrocos, em março de 2023, e vitória sobre Guiné, 4 a 1, e derrota para Senegal, 4 a 2, em junho. Enquanto espera por Carlo Ancelotti, que deve assumir após junho de 2024, a CBF anunciou Fernando Diniz como treinador do Brasil até lá - ele conciliará isso com seu trabalho no Fluminense.

Se o Brasil se classificar para Paris-2024, a CBF ainda decidirá se Ramon será o treinador no torneio. Isso porque foi oferecido a Diniz comandar a Seleção na França, já que Ancelotti, pelo planejamento, terá chegado. Os Jogos Olímpicos serão de 26 de julho a 11 de agosto do ano que vem.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.