O São Paulo empatou com o Tolima por 0 a 0, nesta terça-feira (2/5), no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. O duelo foi válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e manteve o Tricolor na primeira colocação do Grupo D.
Em partida válida pela 3ª rodada da primeira fase, nenhum dos dois times balançou as redes apesar das chances no final do jovem Juan, atacante do São Paulo. Em jogo sonolento, moroso e pouco criativo, São Paulo e Tolima ficaram no zero, na Colômbia.
A situação do grupo segue confortável ao São Paulo. Com duas vitórias e um empate, o Tricolor se mantém na liderança do Grupo D com sete pontos em nove disputados, sendo dois destes duelos fora de casa. O Tolima é quem “ameaça”, logo atrás, com quatro pontos.
O jogo
O São Paulo, de olho na primeira colocação da tabela, afinal, apenas um clube avança por grupo, começou o duelo na Colômbia estudando o adversário. Sem Calleri como referência, o time iniciou explorando mais jogadas rasteiras.
A primeira chance boa, inclusive, veio assim nos pés de Alisson, que viu Luciano fazendo o “facão”, achou o passe de esquerda e Luciano finalizou travado pelo defensor.
Com Marcos Paulo, aos 17, em escapada pela esquerda, com direito a pedalada e drible, o São Paulo voltou a ameaçar o adversário. A falta bem marcada, com cartão apresentado, levou perigo.
A dobradinha entre Marcos Paulo e Luciano quase rendeu um gol do Tricolor aos 27. O ponta achou mais um drible, viu a passagem do camisa 10 e serviu o companheiro cara-a-cara. O goleiro Vargas fez defesaça, mas já interrompida pela arbitragem por impedimento ajustado.
A atuação pouco inspirada de um São Paulo paciente - até demais - e um Tolima frágil, que compensava nas faltas, cumpriu a receita perfeita de um 0 a 0. Nada de gols.
Mesma história na segunda etapa
Assim como na primeira etapa, o São Paulo foi moroso. Nem as mudanças promovidas pelo técnico Dorival conseguiram mudar a tônica da partida, que faltou futebol bem jogado, mas sobrou cartão amarelo: foram seis ao total.
A primeira chance clara e real do Tricolor veio nos pés do recém-adentrado ao jogo, o jovem Juan, aos 23 minutos de segundo tempo. Após 45 segundos em campo, o atacante, que entrou no lugar de Luciano, partiu em velocidade em bola trabalhada desde a defesa pela equipe são-paulina. Juan tabelou com Wellington Rato, que achou Alisson, o meia lançou para o menino que finalizou em cima do goleiro. Quase!
Nas pernas do jovem, mais uma grande chance. Michel achou Juan no passe infiltrado, a bola ficou perdida no “bate-rebate” e sobrou para Juan finalizar da entrada da área, com espaço, para muito longe. Chance perdida aos 44 do segundo tempo.
Na sequência, Vargas quase entregou o resultado de presente ao São Paulo. A bola veio tranquila no escanteio, o goleiro furou e Arboleda, que vinha atrás, não conseguiu direcionar o desvio. 0 a 0.
Próximos compromissos
O São Paulo voltará a entrar em campo às 16h do próximo domingo (7/5), “virando a chavinha” da Sul-Americana para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista encara o Internacional no Morumbi, buscando a segunda vitória na competição. Até o momento, um empate, uma derrota e um triunfo.
O Tolima volta a encarar o São Paulo apenas no dia 8 de Junho, pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Sul-Americana, no Morumbi.
Tolima 0 x 0 São Paulo
Tolima
Vargas; Mosquera, Quinõnes, Mera (Cuenu, 23min 2ºT), Hernández; Ríos, Valencia (Pablo Nieto, 1min 2ºT); Arango, Boné (Guzmán, 1min 2ºT), Lucumí (Pérez, 35min 2ºT); Herazo (Cubiano, 47min 2ºT). Técnico: Juan Cruz Real.
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista (Raí Ramos, 40min 2ºT); Pablo Maia, Gabriel Neves (Rodrigo Nestor, 7min 2ºT) e Michel Araújo (Wellington Rato, 25min 2ºT); Alisson, Marcos Paulo (Luan, 40min 2ºT) e Luciano (Juan, 23min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Gols: -
Cartões amarelos: Mosquera (18min 1ºT), Ríos (42min do 1ºT), Hernández (45min do 1ºT), Guzmán (22min 2ºT), do Tolima; Caio Paulista (30min 1ºT), Alisson (39min 1ºT), do São Paulo.
Cartões vermelhos: -
Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: terça-feira, 2 de maio de 2023; às 19h de Brasília
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia
Árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)
Auxiliares: Juan Serrano (CHI) e Cindy Nahuelcoy (CHI)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvajal (CHI)