Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula conversa com o presidente de Israel; governo prepara nova repatriação de brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, sobre a guerra no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, sobre a guerra no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira (16), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, sobre o conflito no Oriente Médio, incluindo a possibilidade de repatriação de um segundo grupo de brasileiros e familiares palestinos que estão na Faixa de Gaza. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, Herzog falou sobre a preocupação com os reféns sequestrados pelo Hamas e pediu ao presidente Lula para reforçar o apelo pela libertação de todos em articulação com outros países da América Latina.

Segundo informações do governo, Lula se comprometeu com o apelo e ressaltou que já fez pedido pela libertação de todos os reféns, em Gaza, em contatos feitos com líderes do Oriente Médio, tais como o Irã, Emirados Árabes, Catar, Turquia, Egito e Autoridade Palestina, além de outros países como a França, Rússia e a Índia. Lula lembrou, ainda, que chegou a fazer uma videoconferência com familiares israelenses dos reféns.

Ainda durante o telefonema, Lula agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 brasileiros e familiares palestinos que estavam na Faixa de Gaza, e informou que o governo brasileiro está preparando uma nova lista para repatriação. De acordo com o governo federal, Lula ouviu do presidente de Israel que serão feitos todos os esforços para que os cidadãos brasileiros possam sair de Gaza com a devida rapidez.

O presidente Lula enfatizou ainda que o governo está empenhado em coibir manifestações antissemitas no país e defendeu uma solução pacífica de dois Estados, com Israel e Palestina vivendo com fronteiras seguras e mutuamente aceitas. Lula também manifestou, durante a conversa, preocupação com a crise humanitária em Gaza e demonstrou consternação com as mortes de crianças no conflito.

Na última segunda-feira (13), Lula afirmou que Israel comete vários atos de terrorismo, na guerra com o Hamas. O presidente fez um discurso duro contra Israel ao recepcionar, na Base Aérea de Brasília, os 32 brasileiros e familiares palestinos que foram repatriados de Gaza.

Leia mais