Os governos do Brasil e de São Tomé e Príncipe assinaram, neste domingo (27), dois acordos de cooperação bilateral. Os convênios, firmados durante a passagem da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo país africano, tratam da facilitação de investimentos entre as duas nações e de diálogo entre as pastas de Relações Exteriores dos países.
Coube ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, subscrever os acordos como representante do Brasil.
“O objetivo do presente Acordo é facilitar e promover os investimentos mútuos por meio do estabelecimento de marco adequado de tratamento dos investidores e de seus investimentos, do estabelecimento de marco institucional para a cooperação e a facilitação, incluindo uma Agenda para a Cooperação e Facilitação, bem como de mecanismos para a prevenção e solução de controvérsias”, lê-se em trecho de um dos convênios.
Lula está em solo são-tomense para participar da
“Os países de língua portuguesa unidos, na CPLP, pelo idioma e pela fraternidade de sermos países irmãos. O tema do nosso encontro hoje é Juventude e Sustentabilidade”. disse o petista.
A viagem a São Tomé e Príncipe é a última etapa do périplo de Lula pela África. As agendas, iniciadas na semana passada, ocorreram na África do Sul, que sediou a