O Palmeiras precisará quebrar um tabu e eliminar o Boca Juniors pela primeira vez na história da Copa Libertadores para chegar à final contra o Fluminense, em 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois de empatar por 0 a 0 na partida de ida da semifinal, na Bombonera, em Buenos Aires, o Verdão receberá os argentinos nesta quinta-feira (5), a partir das 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, para tentar fazer história e alcançar mais uma decisão continental.
Diante do Boca, o Palmeiras foi vice-campeão da Copa Libertadores em 2000 e caiu nas semifinais de 2001 e de 2018. Por isso, ir à decisão deste ano será um feito inédito frente aos argentinos.
O técnico português Abel Ferreira promoveu uma reunião com o elenco na última atividade, nesta quarta (4), mirando o duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores.
O comandante deve fazer duas alterações em relação ao duelo da ida: o sistema de dois meias e dois atacantes deve dar lugar ao clássico 4-3-3, com adaptações.
Recordes
Presente nas semifinais da Libertadores pela 11ª vez, o Palmeiras tem o recorde absoluto entre os brasileiros. Esta é, também, a quarta semifinal consecutiva, outro recorde entre os brasileiros ao lado do Santos, de Pelé, entre 1962 e 1965.
Agora, o Palmeiras busca uma vaga na final pela 7ª vez. Este marco o tornaria recordista isolado entre os brasileiros, já que está empatado hoje com o São Paulo, com seis finais.
O Verdão já disputou 47 confrontos eliminatórios na história da Copa Libertadores, levando a melhor em 32, sendo eliminado ou ficando com o vice-campeonato 15 vezes. Contra estrangeiros, levou a melhor nos últimos sete mata-matas pela competição.
Como vem o Boca?
Entre os dois jogos das semifinais, o Boca saiu derrotado por 2 a 0 no grande clássico contra o River Plate, no domingo, em plena Bombonera. O confronto com o Palmeiras é tratado com importância enorme, afinal, o time vive em pressão com campanha irregular no Campeonato Argentino.
Nesta quarta-feira (4), o elenco treinou em São Paulo, no CT Joaquim Grava, após liberação do Corinthians. O elenco não pôde fazer reconhecimento do gramado artificial do Allianz Parque. Na Argentina, se veiculou a informação de que o Palmeiras bloqueou a visita, mas em contato com a reportagem da Itatiaia, o clube trata o assunto como interno, sem informar a veracidade.
O que cada time precisa
Com o empate por 0 a 0 na ida, na Bombonera, o Palmeiras tem que vencer para avançar no tempo normal no Allianz Parque. O mesmo vale para o Boca Juniors.
Em caso de qualquer empate, haverá disputa de pênaltis pela vaga na decisão.
Palmeiras x Boca Juniors
Provável Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke (Luís Guilherme ou Endrick), Artur e Rony.. Técnico: Abel Ferreira
Provável Boca Juniors
Romero; Luis Advíncula, Nicolás Figal, Marcos Rojo, Frank Fabra; Cristian Medina, Pol Fernández, Equi Fernández, Valentín Barco; Miguel Merentiel e Edinson Cavani. Técnico: Jorge Almirón.
Motivo: volta da semifinal da Copa Libertadores
Data e horário: 5 de outubro de 2023, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Andrés Matonte-URU
Assistentes: Nicolas Taran-URU e Martín Soppi-URU
VAR: Leodan González-URU
Transmissão: ESPN (fechada) e Star+ (streaming)