Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Brasileiros são presos na Europa por suspeita de terrorismo e ligação com Estado Islâmico

Prisões foram feitas pela Guarda Civil da Espanha em parceria com a Polícia Federal do Brasil e do FBI

A polícia da Espanha prendeu dois irmãos brasileiros por suspeita de associação terrorista e envolvimento com o grupo Estado Islâmico. A dupla seria responsável por disseminar na internet propagandas jihadistas e manuais para assassinatos em massa. As prisões foram feitas na tarde desta segunda-feira (27) em Estepona, Málaga.

As investigações são da Guarda Civil espanhola com a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), em parceria com a Polícia Federal do Brasil e o FBI dos Estados Unidos por meio de cooperação internacional.

Segundo as autoridades, os irmãos brasileiros estavam em processo de radicalização na internet e usavam plataformas digitais para mostrar apoio ao Estado Islâmico. A investigação inclui divulgação de material sobre atividades terroristas realizadas em diferentes localidades e manuais para confecção de explosivos.

A expressão “propaganda jihadista” refere-se à disseminação de mensagens, material e conteúdo promovendo uma versão mais radical do Islã e buscam recrutar indivíduos para participar de atividades mmilitante e violentas pela a causa.

A Guarda Civil da Espanha divulgou que há ligação entre os dois brasileiros presos com outros investigados e detidos em países vizinhos por vínculo com terroristas islâmicos.

Ainda não se sabe se suspeitos responderão as acusações na Justiça brasileira ou espanhola.

* Com informações de CNN

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais