O Grande Prêmio de Mônaco será realizado neste fim de semana, em Monte Carlo. Uma das mais tradicionais corridas do calendário de Fórmula 1, o GP celebra 80 anos em 2023 e, apesar da competição pela temporada atual, o rei do principado continua sendo o mesmo: Ayrton Senna.
Quase 30 anos depois da morte do piloto brasileiro em um acidente, Senna se mantém como o maior vencedor da história de Mônaco. O brasileiro disputou o GP do principado dez vezes, entre 1984 e 1993. O piloto venceu seis corridas e ficou no pódio oito vezes, quebrando um recorde de Graham Hill, obtido na década de 1960.
A primeira vitória de Senna no circuito foi em 1987, quando o piloto já tinha conquistado dois pódios nas ruas estreitas do principado. Na ocasião, o segundo lugar foi para Nelson Piquet. Senna foi o primeiro e, até hoje, o único brasileiro a vencer pela Fórmula 1 em Mônaco.
No ano seguinte, Senna abandonou a corrida. A redenção veio em 1989, quando já tinha conquistado o primeiro título na F1. O brasileiro cravou a pole position e liderou a corrida de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada 52 segundos à frente de Alain Prost.
A terceira vitória veio em 1990, durante outro fim de semana dominante nas ruas de Monte Carlo, incluindo a pole, a volta mais rápida e outra vitória de ponta a ponta. No ano seguinte, Senna conquistou a quinta e última pole em Mônaco, e venceu a corrida realizada no Dia das Mães.
Uma das vitórias mais impressionantes da carreira do brasileiro foi a de 1992, quando Senna superou a Williams de Nigel Mansell. O último triunfo do tricampeão se deu em 1993, quando Senna superou nomes como Alain Prost, Michael Schumacher e Damon Hill - filho do antigo detentor do recorde de vitórias em Mônaco.
Schumacher x Senna
O reinado de Senna só foi ameaçado por Michael Schumacher, empatado com Hill após vencer cinco vezes no circuito. O alemão venceu em 1994, 1995, 1997, 1999 e 2001. Na categoria do automobilismo até 2012, quando se aposentou pela segunda e última vez, o heptacampeão enfrentou uma série de problemas nas corridas no principado e falhou em igualar ou ultrapassar Senna.
Números de Senna
Em dez anos na Fórmula 1, Senna deixou um legado gigantesco para o automobilismo mundial e brasileiro. O piloto disputou 161 Grandes Prêmios ao redor do mundo, venceu 41 vezes, participou de 80 pódios e largou 65 vezes na pole-position. O brasileiro foi campeão mundial três vezes, em 1988, 1990 e 1991.
Entre os pilotos que compõem o grid atual, a inspiração em Senna é sempre destacada. “Graças ao meu pai conheci a lenda de Senna e pude ver do que ele era capaz em Mônaco. Comecei a sonhar que um dia eu também pudesse estar entre os protagonistas aqui”, revelou durante coletiva de imprensa o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, natural do principado.
Igualado com Michael Schumacher no número de títulos mundiais e grande admirador de Senna, Lewis Hamilton é o mais próximo do recorde do brasileiro. O piloto da Mercedes venceu três vezes em Mônaco, em 2008, 2016 e 2019. O bicampeão Fernando Alonso conquistou o GP duas vezes, em 2006 e 2007. Já o atual campeão, Max Verstappen, venceu uma vez nas ruas de Monte Carlo, em 2021.