Uma das promessas do atletismo brasileiro, Renan Gallina venceu a final dos 100 metros rasos no Campeonato Sul-Americano Sub-20 nesta sexta-feira (19). Mais do que a medalha de ouro na competição internacional, a marca do velocista é o fato mais animador do dia.
Com apenas 19 anos, o jovem anotou o segundo melhor tempo da história do Brasil na prova mais emblemática do atletismo. Ele completou os 100 metros em 10s01, igualando marca de Erik Felipe Cardoso e atrás apenas dos 10 segundos cravados de Robson Caetano, em 1988.
O Campeonato Sul-Americano é disputado em Bogotá, Colômbia. No momento da disputa, o vento estava +1.9 m/s, dentro do padrão para a homologação das marcas. Os tempos atingidos com o vento superior a +2.0 m/s não são contabilizados.
O tempo anotado por Gallina rende a ele o recorde Sul-Americano na categoria e também o coloca entre os 10 atletas mais rápidos do mundo em 2023, incluindo as principais competições profissionais.
Ex-BBB
Quebrar a marca dos 10 segundos segue sendo um desafio para o atletismo brasileiro e Gallina desponta como um os principais candidatos a conseguir o feito. Em 2019, o ex-BBB Paulo André Camilo atingiu 9s90, mas a marca não foi homologada pelo vento de favorável de 3.2 m/s no momento do tiro.