Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Inter vence Cuiabá pelo Brasileiro e garante vaga na Sul-Americana para 2024

Colorado garantiu a vaga na competição continental e afastou 100% o risco de rebaixamento com a vitória

Colorados comemoram segunda vitória seguida

Colorados comemoram segunda vitória seguida

Gil Gomes/ Agif/Gazeta Press

O Inter venceu o Cuiabá por 2 a 0, nesta quarta-feira (29), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e está completamente livre do Z4 e com vaga na Sul-Americana em 2024. O gol da partida foi marcado por Enner Valencia, no início da segunda etapa.

Com o resultado o Colorado subiu para a nona colocação com 49 pontos, abrindo sete de distância do Vasco, o primeiro da zona de rebaixamento com 42. Desta forma, com duas rodadas para o término do Brasileiro, o time de Eduardo Coudet não pode mais ser alcançado por algum postulante da Série B.

Além disso, o time gaúcho também garantiu sua vaga na Sul-Americana em 2024, já que não pode ser ultrapassado pelo Santos, o primeiro fora da zona de classificação para a competição.

Já o Cuiabá caiu uma posição na tabela e ficou em décimo com 48 pontos, seis de diferença para o Z4. O Dourado ainda precisa pontuar para confirmar zero riscos de rebaixamento. Se tratando de Sula, o time de MT também não perde a vaga.

A primeira vitória na Arena Pantanal

A vitória desta quarta-feira (29) é a primeira do Inter na Arena Pantanal, que foi inaugurada em abril de 2014 para a Copa do Mundo no Brasil.

Próximos compromissos

Na próxima rodada, o Colorado visita o Corinthians, na Neo Química Arena, no sábado (08), às 18h (de Brasília). Já o Cuiabá visita o Flamengo, no Maracanã, no domingo (03), às 16h (de Brasília).

Preocupação!

Aos 14 minutos Eduardo Coudet ganhou uma grande dor de cabeça tanto para o jogo quanto para as duas próximas rodadas. O volante Johnny torceu o tornozelo e precisou deixar a partida. O jogador foi substituído por Campanharo. O jovem deixou o gramado da Arena Pantanal bastante abalado e recebendo apoio dos colegas de grupo.

No início de novembro, o atleta já havia sofrido uma lesão no local, que inclusive o tirou da convocação para a Seleção dos Estados Unidos. É possível que o jogador não atue mais pelo Inter em 2023 pelo tempo de recuperação. O atleta está vendido ao Betis, da Espanha, e se despede dos colorados neste final de temporada.

Primeiro tempo

O jogo na Arena Pantanal começou tímido para ambos os lados. O calor da capital do Mato Grosso não aqueceu o jogo, que foi ter uma boa chance apenas aos 20 minutos quando Clayson que acertou um cabeceio após cruzamento, e por pouco não acertou as redes de Rochet.

Vai reagir não, Inter?

Aos 26, Alan Patrick soltou uma bomba no gol, mas o goleiro Walter defendeu.

Vai começar, Deyvin?

Aos 27, Raniele arriscou de longe, Rochet deu rebote e Deyverson tentou acertar, mas acabou dividindo a bola com o goleiro. O centroavante caiu no gramado e pediu pênalti. Ele e o uruguaio protagonizaram um início de confusão, mas o jogo seguiu. Em seguida, Denilson recebeu de Rikelme, mas a defesa do Inter afastou.

Falta mira para o Colorado

Aos 37, o lateral Bustos aproveitou bola após cruzamento de Alan Patrick. O argentino acertou a força do chute, soltando uma bomba, mas errou a mira, e a bola saiu por cima da meta do Cuiabá.

Segundo tempo

E se na primeira etapa faltou criação e efetividade para o Inter, na segunda Enner Valencia apareceu para o jogo. Logo aos seis minutos, o garçom colorado Wanderson serviu e o equatoriano aproveitou com categoria, e marcou o primeiro gol colorado de cobertura. 1 a 0 Inter.

Em seguida, o Dourado ensaiou uma reação com Jonathan Cafu, que tentou finalizar uma bola após cruzamento de Rikelme, mas acabou jogando a chance para fora.

Preocupação!

Aos 14 minutos Eduardo Coudet ganhou uma grande dor de cabeça tanto para o jogo quanto para as duas próximas rodadas. O volante Johnny torceu o tornozelo e precisou deixar a partida. O jogador foi substituído por Campanharo.

No início de novembro, o atleta já havia sofrido uma lesão no local, que inclusive o tirou da convocação para a Seleção dos Estados Unidos. É possível que o jogador não atue mais pelo Inter em 2023 pelo tempo de recuperação. O atleta está vendido ao Betis, da Espanha, e se despede dos colorados neste final de temporada.

Guardanapo amassado e bola na rede!

Aos 37, o atacante Pedro Henrique foi o escolhido para substituir Enner Valencia, que sentiu lesão e precisou deixar o gramado. Querendo muito o gol, o colorado chutou para fora aos 40, e acertou a trave aos 43, mas não desistiu. Em seguida, o jogador recebeu um belíssimo passe de Maurício e guardou. 2 a 0. Após o gol, o jogador que sofreu com críticas recentemente chegou a emocionar-se ao ser abraçado pelos colegas.

Cuiabá 0 x 2 Inter

Cuiabá

Walter; Matheus Alexandre (Fernando Sobral, 29min 2ºT), Marllon, Allyson, Alan Empereur e Rikelme (PK, 18min 2ºT); Raniele (Filipe Augusto, 9min 2ºT)e Denilson; Jonathan Cafú (Isidro Pitta, 19min 2ºT), Clayson (Derik Lacerda, 29min 2ºT) e Deyverson. Técnico: António Oliveira

Inter

Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Renê; Johnny, (Campanharo, 17min 2ºT) Aránguiz, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.

Gols

Enner Valencia, do Inter (06min 2ºT), Pedro Henrique, do Inter (43min, 2ºT)

Cartões amarelos

Johnny, do Inter (12min, 1ºT), Raniele, do Cuiabá (38min 1ºT), António Oliveira, técnico do Cuiabá (44min 1ºT), Matheus Alexandre, do Cuiabá (01min 2ºT), Filipe Augusto, do Cuiabá (30min 2ºT),

Motivo: Jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá - MT

Data e hora: 29 de novembro de 2023, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Dyorgines Padovani de Andrade (ES)

Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)

Árbitro de vídeo: Daiane Muniz dos Santos (Fifa-SP).

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais