O Internacional inicia o Campeonato Brasileiro em clima ruim com a torcida. O técnico Mano Menezes sofre grande pressão, especialmente pela eliminação na semifinal do Campeonato Gaúcho para o Caxias.
O título brasileiro é o grande objetivo do Colorado. O time não levanta a taça da competição desde 1979. Em duas das últimas três edições, o Inter foi vice-campeão. Em 2020, o time precisava de uma vitória em casa sobre o Corinthians para conquistar o título, mas acabou empatando.
O Inter não fez grandes contratações neste ano, mas buscou jogadores em posições carentes do elenco para iniciar o Brasileirão mais equilibrado e com chances de brigar na parte de cima da classificação.
A estreia do Colorado será neste sábado (15). O Internacional visita o Fortaleza, no estádio Castelão, no Ceará, às 18h30.
Nome do clube: Sport Club Internacional
Posição no último Brasileiro: vice-campeão (72 pontos)
Desempenho no Estadual 2023: eliminado na semifinal (13 jogos, 6 vitórias, 6 empates e 1 derrotas - 61,53% de aproveitamento)
Técnico: Mano Menezes
Artilheiro em 2023: Pedro Henrique (8 gols)
Destaque: Alan Patrick
Principais reforços para o Brasileiro: Charles Aránguiz (volante), Rômulo (volante), Jean Dias (atacante) e Gabriel Barros (atacante)
Elenco
Goleiros: Keiller, Jhon, Emerson Júnior e Anthoni
Zagueiros: Rodrigo Moledo, Gabriel Mercado, Vitão, Igor Gomes, Nicolás Hernández e Felipe Motta
Laterais: Mário Fernandes (direito), Fabricio Bustos (direito), Renê (esquerdo) e Thaun Lara (esquerdo)
Meio-campistas: Charles Aránguiz, Rômulo, Matheus Dias, Gabriel, Baralhas, Alan Patrick, Estevão, Maurício, Lucas Ramos, Gustavo Campanharo e Johnny
Atacantes: Luiz Adriano, Pedro Henrique, Carlos de Peña, Wanderson, Alemão, Lucca, Jean Dias e Gabriel Barros
Análise de jornalista local
Mauri Dornelles, correspondente Itatiaia em Porto Alegre
O Internacional vive a mesma saga desde 2019, começa o ano mais ou menos - não ganha o Estadual desde 2016 -, e termina bem. Terminou 2019 quase sendo campeão da Copa do Brasil. Em 2020, foi aquele Campeonato Brasileiro que só dependia de si para ser campeão. Em 2021 não foi tão bem. Mas em 2022, terminou o ano muito bem, foi vice-campeão brasileiro. Este ano começou com o mesmo problema. O Inter que terminou o ano passado não é o mesmo que começou esse ano. O teto de produtividade do Mano chegou ao limite, muito por conta de não ter grandes reforços.
O Inter até se reforçou neste ano, mas não tem tantas peças. O Inter no ano passado com o Mano, trabalhava muito de maneira reativa, abria espaços nos contra-ataques. No Gauchão, com a equipe do interior que joga de forma reativa, é diferente.
Uma das diferenças é que o Inter tinha uma solidez defensiva no ano passado e, neste ano, caiu um pouco de produtividade na defesa. É um dos problemas que o Mano vem enfrentando. Muito em função da falta de um primeiro volante, um problema que o Inter vem convivendo nos últimos anos. Quando achou um primeiro volante, o Gabriel, que veio do Corinthians, ele sofreu uma grave lesão. A proteção à zaga ficou para o Johnny, que é um guri. O meio é o setor mais carente do Inter, apesar de ter Carlos de Peña e o Alan Patrick, que é o jogador de mais qualidade dessa equipe. O Inter se reforçou com volantes agora para a sequência da temporada e pode melhorar no setor.
Outro problema que o Inter tem é na posição de centroavante. Viveu uma lua de mel com o Alemão no ano passado, mas não é um jogador com qualidade suficiente para suprir as necessidades de Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O Inter trouxe o Luiz Adriano, mas ele não está em grandes condições. O clube agora sonha com o Enner Valencia e já tem um pré-acordo com o jogador.
Acredito que a turbulência do Mano vai passar, até porque a direção aposta nele, o único treinador que conseguiu se firmar nos últimos anos. O Inter sofreu com a quebra de continuidade de treinadores e isso é muito ruim. Apesar de não ter classificado no Gauchão, está vivo nas outras competições. Se o Mano conseguir acertar esse meio, o Inter começa o Brasileirão um pouco melhor.
O Brasileiro foi uma das competições que o Inter se destacou nos últimos anos. O Inter deve fazer frente aos grandes do Campeonato Brasileiro, Palmeiras, Flamengo, que são times de grande investimento.
Qual será a briga do Internacional na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga por Libertadores
Emerson Romano: briga por Libertadores
Léo Figueiredo: briga por Libertadores
Heverton Guimarães: meio de tabela
Alê Oliveira: briga por Libertadores
Nathalia Fiuza: briga por Libertadores
Alexandre Simões: briga por Libertadores