Em mais uma exibição decisiva de Luis Suárez, o Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0, na noite deste sábado (04), na Arena, em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio marcou o gol da vitória na segunda etapa. O resultado fez o Tricolor aproximar-se da vice-liderança da competição.
Com a vitória, o Grêmio foi para 56 pontos, três atrás do líder Botafogo, que tem 59. O time carioca enfrenta o Vasco, nesta segunda-feira (06), em São Januário.
A equipe gaúcha pode ser ultrapassada pelo Palmeiras, que enfrenta o Athletico, às 21h30 (de Brasília), neste sábado (04), na Arena Barueri. O Verdão tem 56 pontos, e caso vença o Furacão, vai a 59 e iguala o Fogão.
Primeiro tempo
Precisando se distanciar da zona de rebaixamento, o primeiro lance do jogo foi do Bahia. Aos três minutos, Everaldo aproveitou sobra de bola, mas acabou acertando a tentativa em Kannemann. Aos 16, Luis Suárez tentou o dele, mas o goleiro Marcos Felipe defendeu com facilidade.
Suárez querendo gol e assistências
Se não consegue marcar, o camisa 9 tricolor tenta servir, como sempre. Aos 23 minutos, o uruguaio deu um bom passe para Reinaldo, que chutou forte para a defesa de Marcos Felipe. Aos 31, o craque gremista foi derrubado dentro da área por David Duarte, e a equipe ficou pedindo a penalidade.
Faltas e poucas chances
Aos 38, Suárez sofreu de novo com a marcação do Bahia e acabou no chão. Do meio para o final da primeira etapa, ambas equipes fizeram faltas e não conseguiram desenvolver a partida. Antes do final do primeiro tempo, aos 41, Cauly acertou uma bomba no travessão. 0 a 0.
Segundo tempo
O Tricolor voltou para a segunda etapa com as entradas de Ferreira e Galdino nos lugares de João Pedro Galvão e Uvini. Porém, a primeira boa chance do tempo complementar foi do Bahia. Aos quatro minutos, Thaciano cruzou para Everaldo, que cabeceou e fez Gabriel Grando operar uma defesa. Aos dez, Suárez tentou aproveitar uma sobra da bola mas acabou chutando para fora.
Everaldo querendo
Aos 13, no contra-ataque, o atacante do Bahia mais uma vez fez Grando se esticar novamente. Em seguida foi a vez de Cauly dar trabalho para a defesa gremista.
Reação sempre dele
Aos 16, o Tricolor ensaiou uma reação com Luis Suárez. O atacante recebeu de Ferreira, cruzou e o goleiro Marcos Felipe segurou firme. Aos 24, o camisa 9 conseguiu abrir o placar para o Grêmio. O uruguaio recebeu um belo passe de Lucas Besozzi e mandou um golaço no ângulo de Marcos Felipe. 1 a 0 Grêmio.
Trabalha, Grando!
Aos 30, de fora da área, Gabriel Xavier soltou uma bomba e fez o goleiro tricolor operar mais uma boa defesa. Grando foi um dos melhores em campo na partida operando grandes defesas para a equipe gaúcha.
Fica, Suárez!
Com a vitória comandanda pelo uruguaio, no término da partida, os torcedores pediram para o camisa 9 permanecer em Porto Alegre. Após o apito final, os gremistas entoaram “Fica, Suárez”, na Arena.
Grêmio 1 x 0 Bahia
Grêmio
Grando; João Pedro, Bruno Uvini (Galdino, intervalo), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Cristaldo (Besozzi, 21min 2ºT), João Pedro Galvão (Ferreira, intervalo) e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho (Vitor Jacaré, 21min 2ºT), Gabriel Xavier, David Duarte e Camilo Cándido; Rezende, Acevedo, Thaciano, Yago Felipe (Biel, 31min 2ºT) e Cauly; Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Gols
Suárez, do Grêmio (24min, 2ºT)
Cartões Amarelos
Kannemann, do Grêmio (21min, 1ºT); David Duarte, do Bahia (30min, 1ºT)Público:
Renda:
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 4 de novembro de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN).