De volta à Série A do Campeonato Brasileiro após uma queda inesperada em 2021, o Grêmio fez uma reformulação no elenco para esta temporada.
O Tricolor Gaúcho terá aquele que talvez seja o grande destaque nos gramados da principal competição do país. Contratado com status de estrela internacional, o atacante Luis Suárez já marcou 11 gols e é o artilheiro da equipe em 2023.
O uruguaio foi peça importante na conquista do hexacampeonato estadual, título que eleva a confiança para as principais competições.
Fora dos torneios internacionais, o técnico Renato Gaúcho já declarou que o Brasileirão é a prioridade para esta temporada. O Tricolor Gaúcho não é campeão brasileiro desde 1996.
Nome do clube: O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Posição no último Brasileiro: Disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e conseguiu o acesso com a 2ª colocação
Desempenho no Estadual 2023: Campeão gaúcho
Técnico: Renato Gaúcho
Artilheiro em 2023: Luis Suárez (11 gols)
Destaque: Luis Suárez
Principais reforços para o Brasileiro: Fábio (lateral-direito), Reinaldo (lateral-esquerdo), Carballo (volante), Cristaldo (meia) Vina (meia) Luis Suárez (atacante)
Elenco do Grêmio
Goleiros: Brenno, Gabriel Grando, Adriel e Felipe Scheibig
Zagueiros: Natã, Bruno Alves, Bruno Uvini, Geromel, Gustavo Martins e Kannemann
Laterais: Cuiabano, Diego Barbosa, Fabio, João Pedro, Reinaldo e Rodrigo Ferreira
Meio-campistas: Bitello, Darlan, Felipe Carballo, Franco Cristaldo, Gabriel Silva, Gustavinho, Pepê, Lucas Silva, Villasanti, Vina e Nathan
Atacantes: Luis Suárez, Zinho, Diego Souza, Everton Galdino, Ferreira e Jhonata Robert
Análise de jornalista local
Mauri Dorneles, correspondente da Itatiaia em Porto Alegre
O Grêmio ainda está em um processo de reconstrução depois do rebaixamento em 2021. Ainda que a nova gestão tenha recuperado rapidamente a autoestima e confiança do torcedor, muito por conta de reforços como Luís Suárez, o clube passa por um momento de austeridade financeira.
Porém, o que se vê é um investimento grande no clube. É claro, com ajuda de investidores, como o empresário do agronegócio gaúcho Celso Rigo, grande responsável pela chegada de Suárez.
Os 13 reforços contratados para esta temporada foram suficientes para a conquista do hexa do Gauchão, mas para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, a equipe que também passou por uma limpa. Renato Portaluppi convive com problemas de lesões de seus jogadores, algo recorrente em alguns atletas que eram tidos como grandes ativos, como o atacante Ferreira.
Aliás, por conta de baixas recentes e da falta de pontas de origem, Renato teve que mudar o esquema tático que a equipe utilizou nas últimas temporadas, jogando mais aberto no ataque. Na ponta- direita, o time não tem um jogador afirmado há algumas temporadas. Na esquerda, contou sempre com a revelação de algum atleta da base que se afirmou, como Everton Cebolinha, Pepê e Ferreira.
Sem muitos atacantes, Renato aposta atualmente em uma formação ofensiva mas recheada de meias, com Bitello e Vina atuando pelos lados. No ataque, se sobressai Luís Suárez, porém que também não tem um substituto imediato, já que Diego Souza, além de estar no DM, deve aposentar-se em breve.
Qual será a briga do Grêmio na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga por Libertadores
Emerson Romano: meio de tabela
Léo Figueiredo: briga por Libertadores
Heverton Guimarães: meio de tabela
Alê Oliveira: briga por Libertadores
Nathalia Fiuza: briga por Libertadores
Alexandre Simões: meio de tabela