Neste domingo (08), o Santos venceu o Palmeiras por 2 a 1 em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. A partida foi disputada na Arena Barueri, com mando do clube alviverde.
O primeiro tempo foi de um Palmeiras mais controlador, que por vezes esbarrou nas más tomadas de decisão para chegar ao gol, que só veio na reta final da primeira metade, com Zé Rafael. Minutos depois, o Santos empatou com Tomás Rincon.
A segunda etapa foi bastante antagônica. Com muita dificuldade para criar, o Palmeiras ofereceu ainda mais espaços ao Santos, que virou o placar com Marcos Leonardo, aos 24 minutos.
Agora, os dois times terão um longo intervalo sem jogos oficiais. O próximo compromisso de Santos e Palmeiras será no dia 19 de outubro, contra Red Bull Bragantino e Atlético, respectivamente.
Mudanças em ambos os lados
Os dois times tiveram mudanças significativas nas respectivas escalações para a partida. Do lado palmeirense, Abel Ferreira acatou os pedidos da torcida por um ataque mais jovem e promoveu as entradas de Kevin e Endrick no time.
No Santos, Marcelo Fernandes manteve a estrutura com três zagueiros. A principal novidade foi a presença do atacante Alfredo Morelos, que fez sua estreia como titular na equipe praiana.
Talento!
O garoto Endrick, novidade na escalação de Abel Ferreira, foi a principal válvula de escape do Palmeiras no jogo. Com belas jogadas individuais, o garoto aumentou o volume dos incentivos que vinham das arquibancadas.
Na primeira delas, conduziu desde o meio-campo e mandou um foguete no travessão. Minutos depois, deu drible desmoralizante em João Basso e forçou o goleiro adversário a trabalhar.
Ataque vs Defesa
Palmeiras e Santos tinham propostas de jogo bastante claras e distintas na Arena Barueri. Se por um lado o alviverde buscou ter a posse da bola, pelo outro, o Peixe focou em se defender e jogar “por uma bola”.
Weverton tardou a trabalhar na partida. Em compensação, João Paulo precisou fazer várias intervenções para segurar a artilharia adversária.
Golpe e contragolpe
Insinuante, o Palmeiras abriu o placar no final do primeiro tempo, com o volante Zé Rafael. Na jogada, Gabriel Menino cobrou falta pelo lado esquerdo e encontrou o camisa 8, que desviou para o fundo da rede.
Mesmo acuado, o Santos não demorou a responder. Cinco minutos depois de sofrer o gol, o Peixe buscou o empate com Tomás Rincón, também em jogada de bola aérea.
Vira-virou
Em um segundo tempo morno, foi o Santos quem soube aproveitar melhor as oportunidades. Efetivo, o Peixe criou uma série de contra-ataques e logo buscou o gol, com Marcos Leonardo.
Na jogada, o estreante Maxi Silvera foi lançado em profundidade. O atacante cruzou rasteiro para trás e encontrou o camisa 9, que completou para o gol vazio.
Palmeiras 1 x 2 Santos
Palmeiras
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo (Luis Guilherme) e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Endrick, Kevin (Flaco López) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Santos
João Paulo; Joaquim, Basso e Messias; Lucas Braga, Jean Lucas, Tomas Rincón, Nonato e Kevysson; Morelos (Maxi Silveira) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes
Cartões amarelos: Zé Rafael, do Palmeiras; Morelos, do Santos.
Gols: Zé Rafael (41 min 1ºT), para o Palmeiras; Rincón (47 min 1ºT) e Marcos Leonardo (24 min 2ºT), para o Santos
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 8 de outubro de 2023, domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri-SP
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rafael Traci (VAR-FIFA-SC)