Ouvindo...

Flamengo goleia América em Uberlândia e assume vice-liderança do Brasileiro

Flamengo chegou aos 60 pontos e está empatado com o Palmeiras, líder da Série A do Campeonato Brasileiro

Pedro, do Flamengo, durante partida pelo Campeonato Brasileiro

Com tranquilidade, o Flamengo venceu o América por 3 a 0 neste domingo (26), pela 35ª rodada da do Campeonato Brasileiro, e assumiu a vice-liderança da Série A. O confronto foi disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O centroavante Pedro, o ponta-esquerda Everton Cebolinha e o meia Everton Ribeiro marcaram os gols do time comandado por Tite.

Com o resultado, o Flamengo subiu para a vice-liderança da Série A, com 63 pontos, mesmo número do Palmeiras, primeiro colocado que empatou com o Fortaleza nesta rodada. Em contrapartida, o América, já rebaixado para a Segunda Divisão, se manteve na lanterna da Brasileiro, em 20º, com apenas 21 pontos.

Próximos jogos

Já rebaixado para a Segunda Divisão, o América enfrentará o Palmeiras nesta quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), em confronto válido pela 36ª rodada. As equipes se enfrentarão no Allianz Parque, em São Paulo. Nos dois outros jogos, o Coelho terá pela frente o Bahia e o Goiás, respectivamente.

Já o Flamengo terá jogos decisivos na briga pelo título brasileiro. Às 20h (de Brasília) desta quarta-feira (29), o Rubro-Negro Carioca enfrentará o Atlético, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 36ª rodada. Posteriormente, o time comandado por Tite terá pela frente Cuiabá e São Paulo, respectivamente.

Por que o jogo foi em Uberlândia?

Assim como diante do Atlético, pela 32ª rodada, o América vendeu o mando do duelo contra o Flamengo. Por isso, a partida foi disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, e não no estádio Independência, em Belo Horizonte. Na soma dos dois jogos, o Coelho arrecadou R$ 1 milhão.

O jogo

América começa melhor

Sob o apoio de sua torcida, o Flamengo pouco se impôs nos minutos iniciais do jogo. Em meio a ineficácia rubro-negra, aos 11 minutos, o América teve a primeira oportunidade para abrir o placar. O atacante Everaldo foi alçado na linha de fundo, cortou o marcador e rolou para Felipe Azevedo. O capitão alviverde ajeitou o corpo e finalizou forte, no travessão.

Pouco depois, o América teve duas novas oportunidades para abrir o placar, em chutes de fora da área. Na primeira, aos 13 minutos, o Coelho recuperou bola no ataque, e o meia Martinez finalizou próximo ao gol de Rossi. Já aos 16 minutos, o volante Lucas Kal arriscou de longe, mas o chute saiu fraco e pouco assustou o time adversário.

Quem não faz, leva

Enquanto o América pecava ao finalizar, o Flamengo foi certeiro quando teve sua primeira grande oportunidade na partida. Aos 28 minutos, o volante Gérson fez grande jogada no meio de campo e acionou Giorgian De Arrascaeta na esquerda. O armador uruguaio cruzou para a área e encontrou Éverton Cebolinha, que cabeceou livre para poder estufar as redes: 1 a 0.

Segundo tempo

Flamengo avassalador

O Flamengo começou o segundo tempo da partida a mil. Logo aos cinco minutos, o time comandado por Tite armou contra-ataque fulminante após erro de Martínez. O atacante Bruno Henrique tabelou com Cebolinha, driblou o marcador e tocou para Pedro. O centroavante dominou com calma, dentro da área, e finalizou rasteiro, na saída de Jori: 2 a 0.

Virou goleada

Com placar confortável, o Flamengo pôde apenas administrar a partida e teve tempo de marcar mais um gol. Após excelente troca de passes, Pedro encontrou Cebolinha na ponta esquerda. O atacante fintou o marcador e cruzou rasteiro para a área. Everton Ribeiro, que tinha acabado de entrar, antecipou a defesa do América e finalizou de letra, para marcar um golaço: 3 a 0.

América 0 x 3 Flamengo

América

Jori; Daniel Borges, Éder, Júlio e Marlon; Lucas Kal, Martínez (Benítez) e Alê (Rodriguinho); Everaldo (Adyson), Felipe Azevedo (Ighor Gabryel) e Mastriani (Renato Marques). Técnico: Diogo Giacomini.

Flamengo

Rossi; Matheuzinho (Wesley), Léo Pereira, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Pulgar, Gerson (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique (Thiago Maia), Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.

Gols
Everton (29min 1T), Pedro (5min 2T) e Everton Ribeiro (40min 2T), do Flamengo

Cartões amarelos
Marlon (5min 1T), Martínez (31min 1T), Benítez (29min 1T) e Everaldo (31min 1T), do América; Bruno Henrique (49min 1T), Ayrton Lucas (2min 2T), Pulgar (8min 2T), Matheuzinho (28min 2T), do Flamengo

Data e horário: domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Público: 38.174
Renda: R$ 4.828.728,00
Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa-SP)

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.