O Athletic caiu nas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (10), a equipe perdeu por 2 a 1 para a Ferroviária como mandante no Independência, em Belo Horizonte, pela volta da semifinal.
Os gols da vitória foram do atacante Vitor Barreto, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Felipinho, com oito da etapa complementar. Allan Dias diminuiu para os mandantes, com 39 do segundo tempo. A Ferroviária também venceu o jogo de ida da semi, na Fonte Luminosa, em Araraquara, na última quarta-feira (6), por 1 a 0.
O Athletic, do técnico Cícero Júnior, avançou aos mata-matas como líder do Grupo 6 e eliminou Brasiliense, Camboriú e Bahia de Feira. Já a Ferroviária, comandada por Alexandre Lopes, liderou o Grupo 2 e passou por Hercílio Luz, Anápolis e Sousa.
O jogo
O primeiro tempo começou morno e equilibrado no Independência. Depois de chances para os dois lados e um certo domínio por parte do Athletic, a Ferroviária abriu o placar.
Aos 27 minutos, depois de cruzamento espirrado na área, o atacante Vitor Barreto bateu de primeira de dentro da área e, com um golaço, abriu o marcador. O Athletic esboçou pressão sobre a Ferroviária, mas o jogo foi ao intervalo em 1 a 0.
Na volta dos vestiários, mesmo com o Athletic em cima, a Ferroviária ampliou o marcador. Aos oito minutos, o meia-atacante Felipinho arriscou chute de fora da área e marcou belo gol, ampliando a vantagem da Locomotiva.
Com 24 no relógio, o árbitro Alisson Sidnei Furtado assinalou pênalti para o Athletic, após falta em Douglas Pelé dentro da área. Contudo, após intervenção do VAR, a marcação foi anulada por conta de um impedimento.
A partida seguiu com a Ferroviária administrando o resultado, até o Athletic diminuir. Aos 39 minutos, depois de lançamento de Carlos Eduardo, Allan Dias tocou por cobertura na saída do goleiro e diminuiu para os mandantes.
O Athletic pressionou após o gol, em um fim de jogo quente com duas expulsões, uma para cada lado: Carlos Eduardo e Xavier. Apesar disso, o placar terminou com triunfo dos visitantes por 2 a 1.
Jogo no Independência
A partida deste domingo foi no Independência, em BH, por conta do regulamento da Série D. As equipes da Quarta Divisão não podem mandar jogos em estádio com capacidade menor a quatro mil torcedores desde as quartas de final.
O Estádio Joaquim Portugal, casa do Athletic em São João del-Rei, tem capacidade para 2.303 torcedores. Com isso, o Esquadrão de Aço mandou a partida de volta das quartas, contra o Bahia de Feira no Mineirão, também em BH, por exemplo.
Série D
A Ferroviária vai enfrentar Ferroviário ou Caxias na final. Os quatro times das semis estão garantidos na Série C do Brasileiro de 2024.
Athletic 1 x 2 Ferroviária
Athletic
Glauco, Ynaiã, Jemmes, Edson (Carlos Eduardo), Rafinha, Vinícius (Allan Dias), Patrick Santos, Antônio Falcão (Cleitinho), Gui Mendes (João Pedro), Douglas Pelé e Adilson Bahia (Patrick). Técnico: Cícero Júnior.
Ferroviária
Saulo, Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Gustavo Medina (Alysson Dutra), Pablo Gabriel, Vitor Ricardo (Chico Bala), Paulinho Santos, Felipinho (Judá Aguiar), Thomaz (Antonio), Pilar e Vitor Barreto (Xavier). Técnico: Alexandre Lopes.
Gols
Allan Dias (38' do 2ºT), do Athletic; Vitor Barreto (27' do 1ºT) e Felipinho (8' do 2ºT), da Ferroviária
Cartões amarelos
Edson (44' do 1ºT), Patrick Santos (48' do 1ºT) e Gui Mendes (33' do 2ºT), do Athletic; Vitor Ricardo (40' do 1ºT), da Ferroviária
Cartões vermelhos
Carlos Eduardo (52' do 2ºT), do Athletic; Xavier (52' do 2ºT), da Ferroviária
Data e horário: domingo, 10 de setembro de 2023, às 15h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 1.831 torcedores
Motivo: jogo de volta da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado