Ouvindo...

Bahia x Grêmio marca reencontro com tabu de Suárez com a Fonte Nova

Bahia e Grêmio se enfrentam às 18h30 (de Brasília) deste sábado (31), na Arena Fonte Nova, em jogo que marca a volta de Suárez a Salvador, após perda de pênalti em 2019, na Copa América

Suárez voltará à Arena Fonde Nova após dez anos, desta vez com a camisa do Grêmio

O Uruguai vinha de uma derrota na estreia da Copa das Confederações. Pela frente, a Nigéria. Era vitória ou eliminação. Naquele 20 de junho de 2013, Luís Suárez, então atacante do Barcelona, pisou pela primeira vez na Arena Fonte Nova, em Salvador. Passado pouco mais de uma década, o atacante uruguaio regressa, agora pela segunda vez, ao mesmo palco, neste sábado (1º), às 18h30 (de Brasília), com a camisa do Grêmio para o jogo com o Bahia. Meta pessoal: quebrar um tabu.

Há dez anos, Suárez foi fundamental na vitória diante dos nigerianos. Autor do gol contra a Espanha no jogo anterior, ele passou em branco contra a seleção africana, mas deu uma assistência para o gol de Forlán, o do desempate com a Nigéria: 2 a 1.

Suárez voltou pela segunda vez à Fonte Nova em 2019, desta vez pela Copa América. Na ocasião, novamente, não marcou gols diante do Peru, no empate em 0 a 0, em jogo pelas quartas de finais do torneio. O Uruguai, entretanto, foi eliminado nos pênaltis justamente com um único erro... de Suárez. Resultado: 5 a 4 para a seleção peruana.

Contra o Bahia, por ora, ainda não se sabe se o atacante uruguaio poderá quebrar o tabu de nunca ter marcado gols em Salvador. Afinal, a sua presença no jogo é uma interrogação. Suárez viajou com a delegação gaúcha para Salvador, mas é provável que fique como opção no banco de reservas.

O atacante se recupera das dores no joelho, razão que agitou a sua semana do Grêmio. Nesta quinta-feira (29), o presidente Alberto Guerra confirmou o desejo do centroavante de ir a Barcelona consultar-se com seu médico particular.

Além de Suárez, a partida desta noite também marca o reencontro de jogadores com histórias em lados opostos. Pelo lado do Bahia, está Thaciano, atleta com seis temporadas pelo Grêmio; e pelo lado gremista, Vina, ex-meia do Bahia, em 2017 e 2018.

Reencontros à parte, o técnico Renato Gaúcho terá uma contrapartida à interrogação que é a utilização de Suárez: o retorno de Ferreira. O atacante está recuperado da lesão na coxa esquerda, já vinha trabalhando nas últimas semanas, mas ainda não tinha sido relacionado. O Grêmio é o vice-líder, com 23 pontos - sete atrás do líder Botafogo.

O Bahia, por sua vez, soma 12 pontos e é o 14º colocado - a apenas um ponto do Goiás, que abre o Z4. Na luta para se afastar da zona de queda, o Esquadrão precisará superar os desfalques: seis ao todo. Por outro lado, o técnico Renato Paiva conta com os retornos do atacante Ademir e o zagueiro Raul Gustavo, recuperados de lesão.

Bahia x Grêmio

Bahia

Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Chávez; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Kayky e Vinícius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.

Grêmio

Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Cuiabano; Villasanti e Carballo (Mila); Nathan, Cristaldo e Ferreira; Vina. Técnico: Renato Gaúcho.

Motivo: 13ª rodada da Série A.
Data e horário: 1º de julho de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília).
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE).
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Renan Aguiar da Costa (CE).
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.