Em clássico bem morno e sem tantas emoções, Cruzeiro e América ficaram apenas no empate em 1 a 1, neste domingo (1), no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Luciano Castán, para o time celeste, e Benítez, para a equipe alviverde.
O resultado não foi tão bom para o Cruzeiro, muito menos para o América.
O time celeste, um dos piores mandantes no Brasileirão, segue sem vencer no Mineirão em 2023. Até aqui na temporada, o Cruzeiro perdeu três vezes e empatou outros quatro jogos no Gigante da Pampulha.
Com o empate diante do América, e beneficiado pelas derrotas de Internacional (2a 0 para o Atlético) e Corinthians (2 a 1 para o São Paulo), o time azul permanece na 12ª colocação, com 30 pontos.
O América vive o drama do rebaixamento, ocupando o posto de vice-lanterna com apenas 18 pontos, acima só do Coritiba, que tem 17.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro só volta a jogar no dia 14 de outubro, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. O jogo da 26ª rodada está marcado para as 21h (de Brasília).
Esse partida foi remarcada duas vezes pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Originalmente, o jogo aconteceria no dia 8 de outubro, mas foi antecipado para o dia 5 de outubro.
A segunda remarcação aconteceu por causa do jogo da Seleção Brasileira, que enfrentará a Venezuela no dia 12 de outubro, na Arena Pantanal, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Próximo jogo do América
Já o América entrará em campo no próximo domingo (8), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza. A partida acontecerá no estádio Castelão, no Ceará.
O jogo
Minutos antes de a bola rolar, o América ganhou um desfalque importante. O goleiro Cavichioli, que seria titular, reclamou de indisposição e não entrou em campo.
Com a ausência inesperada de Cavichioli, o técnico argentino Fabian Bustos promoveu a estreia do uruguaio Aguerre na equipe americana.
O Cruzeiro, como não tinha nada a ver com isso, começou a partida em cima do adversário, pressionando, dominando a bola no campo ofensivo.
Essa presença mais intensa na área do América acabou originando o primeiro gol cruzeirense.
Em cobrança de escanteio, Nikão colocou a bola na área. Luciano Castán subiu mais que a marcação, e, de cabeça, fez 1 a 0 para o Cruzeiro.
Depois do gol, o futebol do Cruzeiro caiu. O time de Zé Ricardo errava mais passes, se desorganizou, enquanto o América cresceu de produção.
Essa maior organização da equipe Alviverde acabou proporcionando ao América mais chances ofensivas. E, assim, o gol de empate era questão de tempo.
O argentino Benítez recebeu no meio de campo, girou bonito em cima da marcação, e chutou de fora da área. A bola, rasteirinha, entrou no canto esquerdo do goleiro Rafael Cabral: 1 a 1.
Diferentemente do Cruzeiro, o América seguiu melhor depois do gol. As chances mais claras de ampliar o placar foram do time de Bustos, que acabou não sendo efetivo ao ponto de alterar o placar.
Adiantado, o América deu espaços para os contra-ataques do Cruzeiro. Porém, a desorganização celeste impôs uma barreira ao próprio time de Zé Ricardo, que saiu no lucro com o empate nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, o nível da partida caiu bastante, sem tantas chances para ambos os lados.
Essa queda técnica fez o jogo ficar “chato” e evidenciando bem as fraquezas de ambas as equipes. O Cruzeiro sem conseguir criar grandes chances, mesmo com o domínio de bola, e o América chamando o adversário para o seu campo sem conseguir contragolpear.
Já nos acréscimos, Fernando Henrique recebeu cartão vermelho direto por entrada dura em Cazares, do América.
Cronologia do jogo
Aos 20 minutos do primeiro tempo, Luciano Castán, de cabeça, abriu o placar para o Cruzeiro, após cobrança de escanteio feita por Nikão: 1 a 0.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, Benitez recebeu passe no meio de campo, teve tempo de dominar, girar, chutar, e empatou para o América: 1 a 1.
Cruzeiro 1 x 1 América
Cruzeiro
Rafael Cabral, William, Neris, Luciano Castán, Marlon (Kaiki); Matheus Jussa, (Fernando Henrique) Lucas Silva e Mateus Vital (Bruno Rodrigues); Wesley (Machado), Nikão (Paulo Vitor) e Arthur Gomes. Técnico: Zé Ricardo.
América
Cavichioli; Rodriguinho (Marlon), Ricardo Silva, Burgos (Éder), Danilo Avelar e Nicolas; Juninho, Alê e Benítez (Breno); Pedrinho (Cazares) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
Motivo: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de outubro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Luciano Castán, aos 20' do 1T, para o Cruzeiro; Benítez, aos 27' do 1T, para para o América
Cartões amarelos: Jussa e Wesley, para o Cruzeiro / Alê e Burgos, para o América
Cartão vermelho: Fernando Henrique, do Cruzeiro
Público: 44.279
Renda: R$ 1.903.920,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (Fifa-SC)
Transmissão
Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube
TV: Premiere