Ouvindo...

Premier League: 7 de 20 clubes já tiveram membros investigados por crimes sexuais

Clubes contratam jogadores acusados e já mantiveram treinador no comando, mesmo sob acusação de crimes sexuais

Antony é investigado por agressão à ex-namorada

Um levantamento feito pela BBC mostrou que sete a cada 20 clubes da Premier League, principal torneio do futebol inglês, sete já tiveram jogadores ou dirigentes investigados pela polícia por crimes sexuais.

Os dados foram coletados entre 2020 e 2023. Segundo o veículo inglês, mesmo com as acusações, os clubes mantiveram os acusados na equipe e até mesmo já contrataram atletas enquanto enfrentavam as acusações.

Dois jogadores foram contratados e um treinador foi mantido no cargo recentemente, mesmo sendo acusados de crimes sexuais ou violência doméstica. Segundo as vítimas, a Football Association (FA), entidade de controla o futebol inglês, e a Premier League priorizaram “interesses comerciais em detrimento da segurança das mulheres”. Elas alegam falta de ação da FA e dos clubes em relação às denúncias, que acabam sendo deixadas de lado com o tempo.

“Eu não queria existir em um mundo onde sou constantemente lembrada de que as acusações de estupro podem ser ignoradas, desde que você seja talentoso o suficiente”, disse uma das vítimas.

Das vítimas entrevistadas, cinco acusam um mesmo jogador de estupro, agressão sexual ou comportamento controlador desde abril de 2021. No entanto a FA afirmou que não poderia tomar nenhuma atitude, já que o acusado não violava as regras da entidade.

Nenhum jogador, treinador ou dirigente foi citado diretamente no levantamento do veículo inglês.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.