Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza x LDU: pela primeira vez final da Sul-Americana não terá Fan Fest

Conmebol decidiu que jogo de 28 de outubro, na região de Punta del Este, no Uruguai, não terá local oficial para confraternização de torcidas

Punta Del Este, região turística do Uruguai que receberá a final da Copa Sul-Americana de 2023

Desde 2019 a Conmebol organiza as finais de suas duas principais competição de clubes, as Copas Libertadores e Sul-Americana, em jogos únicos em sede decidida com alguma antecedência. E com exceção das edições de 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a entidade sempre organizou Fan Fest na cidades anfitriãs, em espaços com diversas atrações para os torcedores.

Para a finalíssima da Copa Sul-Americana de 2023 entre Fortaleza x LDU-EQU, que será às 17h (de Brasília) de 28 de outubro, a confederação sul-americana decidiu pela não realização do evento. O jogo será estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, região turística de Punta del Este, no Uruguai.

Inicialmente a final seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para 25 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da final da Sul-Americana.

Houve também sugestão do governo do Uruguai, que quer potencializar o turismo em Punta del Este e vê a finalíssima de um torneio continental de futebol como boa propaganda. Este, aliás, é um dos motivos de não haver o investimento na Fan Fest, com a ideia de que a região já terá várias atrações para os visitantes.

Há também, por experiência em edições anteriores das finais, a perspectiva de que pela logística complicada para torcedores se deslocarem à sede, muitos chegam somente no dia do jogo, ou mesmo a horas do confronto, portanto a procura pela Fan Fest um ou dois dias antes da decisão acaba esvaziada.

Em 2022, São Paulo e Independiente Del Valle-EQU se enfrentaram em Córdoba, na Argentina, em 1º de outubro pela finalíssima da Sul-Americana, com vitória equatoriana por 2 a 0.

A Conmebol organizou um evento nos dias 29 e 30, antevéspera e véspera do confronto, no Farol Del Bicentenario, área turística da cidade. Havia DJs, jogos e comida por meio de food trucks, com entrada gratuita, mas a procura pelos fãs foi considerada fraca.

O mesmo modelo foi usado em novembro de 2021, em Montevidéu, antes de Athletico x Bragantino, mas que serviu também para o esquenta da final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, que ocorreu uma semana depois. E em 2019, em Assunção, antes de Del Valle x Colón-ARG.

Normalmente a Fan Fest serve principalmente para a ativação da marca de patrocinadores da Conmebol, portanto a decisão de não ter o evento na região de Punta del Este teve o aval dos parceiros. As empresas devem fazer ativações em eventos próprios na cidade na véspera e no dia da partida.

Para a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors-ARG, dia 4 de novembro, no Maracanã, no Rio, o projeto da confederação é organizar um evento oficial para os torcedores.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.