Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Fluminense vira sobre o América e afunda o rival na lanterna do Brasileiro

Tricolor sai atrás no Maracanã, mas consegue virada em dez minutos, vence por 3 a 1 e dorme no G4 da Série A

Cano voltou a marcar e chegou aos 30 gols na temporada pelo Fluminense

O Fluminense aumentou a invencibilidade no Maracanã, na Série A do Campeonato Brasileiro, para 11 jogos ao vencer o América neste sábado (19), de virada, por 3 a 1. O Tricolor saiu atrás com Felipe Azevedo, mas aproveitou falhas da defesa americana e marcou com John Kennedy, Cano e Arias. Todos os gols foram no segundo tempo.

A vitória, por ora, recoloca o Fluminense no G4 do Campeonato Brasileiro e afunda ainda mais o América no Z4.

Pontuação

Com a vitória, o Fluminense chega aos 34 pontos e dorme na 3ª colocação do Brasileiro. Se todos os rivais vencerem, o Tricolor retornará para a sétima colocação.

O América segue afundado na lanterna da competição. Com o revés no Rio de Janeiro, o Coelho estaciona nos dez pontos, com sua 13ª derrota em 19 jogos até aqui. A situação é dramática para os mineiros.

Próximos jogos

Passado o duelo no Rio, Fluminense e América mudam o foco para as disputas continentais. O Tricolor receberá o Olimpia-PAR na quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), pelas quartas de final da Copa Libertadores. No Brasileiro, volta a campo no domingo (27), às 18h30, diante do Athletico, em Curitiba.

Já o América também joga pelas quartas de final, mas da Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (24), o Coelho recebe o Fortaleza, às 19h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. Na Série A, o rival será o São Paulo, também na capital mineira, no domingo (27), às 16h (de Brasília).

Marcelo volta a sentir e preocupa

O técnico Fernando Diniz perdeu logo nos 11 primeiros minutos de jogo o lateral Marcelo, que sentiu e pediu para deixar o campo, sendo substituído por Diogo Barbosa. O camisa 12 está suspenso pelas quartas de final da Libertadores, mas o Tricolor entrou com recurso.

Se o jogador for absolvido pela Conmebol, pode ser desfalque de qualquer forma no confronto diante do Olimpia. A ideia é ter o camisa 12 nos dois jogos pelas quartas de final do torneio continental.

América toma iniciativa do jogo

Precisando desesperadamente da vitória, o América tomou a iniciativa e, nos primeiros 30 minutos, foi superior, criando boas chances de marcar. O goleiro Fábio salvou o Fluminense em duas oportunidades.

Aos poucos, o Coelho recuou e deixou o Flu jogar. Invicto em casa na competição, o Tricolor teve boas chances de marcar. O saldo ficou de um primeiro tempo movimentado, com o América superior.

Inacreditável

Depois de Fábio salvar com as mãos em duas oportunidades, ele deu a chance de o América marcar. Após saída bisonha com os pés, a bola ficou com Mastriani que, sozinho, mandou para fora, desperdiçando mais uma grande chance de o Coelho ir para o intervalo com vantagem no marcador.

América é superior, mas bobeia

O América voltou com o mesmo ímpeto que finalizou a etapa inicial tentando acuar o Fluminense em pleno Maracanã. E a pressão funcionou. Felipe Azevedo aproveitou contra-ataque para aparecer no meio da defesa e abrir o marcador para o Coelho, que vinha melhor na partida: 1 a 0.

Minutos depois, o Fluminense chegou ao empate no primeiro ataque da segunda etapa, com John Kennedy, após cruzamento de Keno, deixando tudo igual e dando outro ritmo ao confronto: 1 a 1.

A bobeada no gol de empate foi fatal. O artilheiro do Brasil, Germán Cano, não perdoou. Em bom passe, o argentino virou o marcador e explodiu a torcida tricolor no Maracanã: 2 a 1. No final, Arias também aproveitou para sacramentar a vitória tricolor, em mais uma falha defensiva: 3 a 1.

Maracanã dá sorte para Felipe Azevedo

Mesmo com a derrota diante do Fluminense, o atacante Felipe Azevedo tem motivo para voltar do Rio de Janeiro um pouco feliz. Foi a segunda vez no Brasileiro que ele jogou no Maracanã e pela segunda vez deixou sua marca.

Na 16ª rodada, contra o Flamengo, ele também foi o autor do gol no empate por 1 a 1. Dessa vez, o gol do atacante não foi suficiente para o Coelho pontuar jogando no Rio de Janeiro.

30 vezes Cano

Com mais gols marcados, Cano segue disparado na artilharia do futebol brasileiro e deve ficar com o posto pelo segundo ano consecutivo. O artilheiro - que no ano passado marcou 44 gols - atingiu a marca de 30 gols na temporada, sendo o sétimo no Campeonato Brasileiro.

Em 2022, o camisa 14 teve uma média de 0,62 gols por partida. Foram 70 jogos disputados. Neste ano, os 30 gols foram anotados em 43 jogos, mantendo a média de 0,69 gols por partida. Ou seja, se depender do desempenho, o argentino pode superar sua própria marca.

Fluminense 3x1 América

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Lima (John Kennedy) e Ganso (Marlon); Arias, Keno (Leo Fernández) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

América

Matheus Cavichioli; Marcinho, Iago Maidana, Burgos e Danilo Avelar (Marlon); Javier Méndez (Alê), Juninho e Martínez; Rodrigo Varanda (Everaldo), Felipe Azevedo (Pedrinho) e Mastriani (Mikael). Técnico: Fabián Bustos.

Gols: John Kennedy (12 min 2ºT), Cano (19 min 2ºT) e Arias (43 min 2ºT) para o Fluminense; Felipe Azevedo (6 min 2ºT) para o América
Cartões amarelos:
Arias (FLU); Everaldo (AME)
Cartão Vermelho: Nenhum
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de agosto de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (Fifa-MG)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Ouvindo...